O Som do Caos

Mais alguém aí arrisca escolher o filme do dia pelo Top 10 da Netflix? De vez em quando faço isso, e é quase sempre uma decepção, que nos faz questionar: porque o pessoal tá vendo isso? A obra da vez é o suspense belga O Som do Caos, com uma sinopse promissora, ainda que batida. Embora a execução seja surpreendente, pelos motivos errados. 

Ao invés de escrever minha versão da sinopse, como de costume, resolvi colar aqui exatamente como o filme está apresentado na plataforma. "Após se mudar para a casa onde passou a infância, um homem descobre segredos sinistros da própria família ao investigar um acidente que aconteceu na região". Simples, mas suficiente para nos deixar curiosos, certo? O problema é que essa curiosidade nunca é recompensada. 

Matthias (Ward Kerremans) e Liv (Sallie Harmsen) são um péssimo casal de jovens pais, do tipo que reclamam e fazem cara feia toda vez que o bebê faz qualquer barulho. Ela dona de um serviço de buffet, ele o influencer mais sem graça que o cinema já retratou. Eles se mudam para a imensa casa de infância dele, onde sua mãe morreu quando ele ainda era bebê, e próximo a fábrica onde seu pai trabalhava. 

Até que um dia um comentário do pai demente sobre a tal fábrica desperta o interesse do influencer que resolve investigar sua história como conteúdo para seu canal. Aos poucos a obsessão pelo que aconteceu toma conta, ele se afasta e rejeita mulher e filhos enquanto investiga. A moça por sua vez tenta entender o que está acontecendo com o marido, e porquê a cidade (com uma ausência absurda de moradores) parece rejeitar a família. 

O que Matthias descobriu que o leva a loucura? O filme nunca mostra ou explica. Apesar de colocar o personagem constantemente gritando com sua audiência, a injustiça que acontecera na fábrica e que o roteiro nunca revela. Aí o público pensa: talvez ele realmente apenas esteja ficando louco, mas o que causou a mudança? Seria uma herança genética, sensibilidade à sons, contaminação pela água da região? Novamente sem resposta, ou sequer insinuações que levem o espectador a chegar as suas próprias conclusões.

Porque a cidade rejeita o rapaz e seu pai? Como Mathias afirma ter crescido ali, mas não conhece nada nem ninguém? O filme também não revela. A única resposta que o roteiro dá, é o que ocorrera com sua mãe, mas com pouquíssima informação sobre o que causou o evento, e como isso afetou pai e filho. A sensação é de que os diretor e roteirista Steffen Geypens, queria muito fazer mistério, mas não tinha de fato, nenhuma história para contar. Já que os personagens reagem a descobertas que nunca nos são reveladas.

Se não desenvolve ou explica coisa alguma, o que o filme entrega ao longo de seus noventa minutos de duração? Absolutamente nada! Basicamente vemos o protagonista ficar cada vez mais louco, enquanto sequencias desconexas aleatórias são inseridas como se fossem ter uma função posterior. Nunca tem, como a introdução de um bichinho de pelúcia, um mergulho fora de hora no lago, ou desentendimento com os vizinhos. Nenhuma dessas cenas agrega nada além de mais perguntas. 

Comandado pelo nada carismático Ward Kerremans o elenco é genérico, e pouco expressivo. Agregando quase nada, ao já pouco coerente roteiro. Fotografia e musica são igualmente sem personalidade. Enquanto a montagem, faz transições esquisitas, que até poderiam ser uma tentativa de recurso para  desnortear o espectador junto com o protagonista, mas, claramente, é apenas um trabalho mal feito mesmo. 

O Som do Caos é um filme ruim, e apenas isso, não tem mas, ou poréns, nada se salva aqui. Parte de uma premissa bastante comum, mas que funcionaria se bem trabalhada. Mas a produção nunca decide que história quer contar, ou se quer de fato contar algo. Rodando em círculos, e se repetindo, sem nunca recompensar a curiosidade do espectador que foi atraído pela sinopse. É o já conhecido promete tudo, não entrega nada!

No momento que escrevo esta resenha, a produção ainda se encontra no Top 10 da Netflix. Foi lançada há três dias! Acredito que a alta audiência seja resultado de espectadores desavisados que descobriram o filme por acaso. Se nos próximos dias a procura continuar alta, e a resposta do público for positiva, vou precisar que alguém me explique, qual o atrativo. Pois eu não encontrei nenhum!

O Som do Caos (Noise)
2023 - Bélgica - 90min
Suspense, Drama

2 Comentários

  1. Excelente sua resenha. Realmente o filme é muito ruim. Procurei uma resenha pra ler pq achei q eu não tinha entendido nada. Agora vi o pq ! Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar. Também achei o filme péssimo! kkkkkkkk

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem