20 Curiosidades de Abracadabra

Aquele filme divertido, que você não cansava de ver e rever na infância. Essa é uma descrição precisa do que Abracadabra foi para crianças (e até alguns adultos) dos anos anos 90 e 2000. Tanto, que décadas mais tarde, uma esperada sequencia está chegando ao Disney+

Nada mais oportuno então, que se preparar para reencontrar as irmãs Sanderson, conferindo curiosidades sobre a produção.

1 - O diretor do primeiro filme é Kenny Ortega, também responsável pelas trilogias High School Musical e Descendentes. Fora da Disney, comandou o documentário Michael Jackson: This Is It e a série Julie e os Fantasmas da Netflix, entre outros trabalhos. 

2 - Garry Marshall diretor de O Diario da Princesa e Uma linda Mulher, faz uma participação no filme, ao lado de sua irmã Penny Marshall. Eles interpretam marido e mulher, ele é o homem vestido de Satanás que recebe as bruxas em sua casa.

3 - A primeira produção da Disney a usar efeitos visuais digitais.

4 - O longa está cheio de referências, especialmente nas fantasias das crianças que pedem doces na noite de Halloween. Entre elas estão Madame Samovar (o bule de A Bela e a Fera), Madona, Tron e Michael Myers.

5 - Ao contrário da crença popular, este não foi o primeiro filme da Disney a mencionar virgens. O primeiro foi O Dragão e o Feiticeiro de 1981.

6 - Quando Dani e Allison dançam depois de queimar vivas as Sanderson Sisters, a fonte ao fundo é a mesma foi usada na abertura da série Friends.

7 - O filme foi lançado em julho de 1993 para aproveitar as férias de verão estadunidense. Evitar a competição com O Estranho Mundo de Jack (1993), outro lançamento de Halloween da Disney naquele ano, também pode ter sido um dos motivos para a data de estreia escolhida.

8 - Binx é criado por uma mistura de CGI, animatrônicos e vários gatos reais, que eram trocados de acordo com suas habilidades e necessidades da cena.

9 - Sean Murray interpretou a versão humana de Binx, enquanto o ator Jason Marsden dublou o personagem, tanto em sua forma humana quanto felina. Os produtores acharam a voz de Murray muito "moderna" para o personagem.

10 - Embora não especificado, faz sentido que Binx não possa falar até que a Vela da Chama Negra seja acesa e a partir disso, apenas com os envolvidos na iluminação. Caso contrário, ele poderia falar com seu pai no enforcamento no início do filme, ou na Câmara Municipal quando Max tenta dizer à multidão que as irmãs Sanderson voltaram.

11 -  Sarah Jessica Parker gostava muito de voar. Ela disse que estar pendurada na vassoura era tão conforável, que durante as longas pausas entre as cenas preferia ficar lá em cima, lendo The New York Times suspensa no ar.

12 - No filme, Sarah Jessica Parker interpreta uma bruxa que foi executada em Salem. Anos mais tarde, enquanto pesquisava a história de sua família ela descobriu que sua 10ª bisavó, Esther Elwell, foi presa em Salem, no final de 1600 por cometer "vários atos de feitiçaria" e sufocar um vizinho até a morte. O caso de Esther nunca foi a tribunal, ela escapou com vida e a acusação encerrou os julgamentos das bruxas de Salem. Parker disse: "Isso mudou tudo sobre quem eu pensava que era".

13 - Doug Jones revelou que as mariposas que saem de sua boca são reais, não CGI. O designer de maquiagem e efeitos especiais Tony Gardner disse que o ator usava um "equipamento de boca", uma espécie bolso de látex preso aos dentes que bloqueava a garganta de Jones. Para fazer as mariposas saírem, havia um pequeno buraco na parte de trás do bolso para que Doug pudesse tossir um pouco de ar através dele. Um criador de animais colocava os insetos na boca do ator. 

14 - Em uma entrevista de 2019, a figurinista do filme, Mary Vogt, disse que a roupa de cada bruxa foi adaptada para se assemelhar à personalidade da personagem. O vestido de Sarah foi inspirado em "A Bela Adormecida", e o de Mary lembra o uniforme de um padeiro. Enquanto a própria Bette Midler inspirou o visual de Winnie, nada de vestido preto, teria que ser algo colorido e divertido e com um pouco de brilho.

15 - A cidade de Salem, Massachusetts, usou o filme como tema para o desfile de abertura de seus Haunted Happenings de 2018, coincidindo com o 25º aniversário do filme. O escritório local do Serviço de Parques Nacionais fez uma boneca de Winifred vestida com um de seus uniformes, enquanto a Escola Saltonstall fez um carro alegórico baseado em Thackery Binx.

16 - Para o aniversário de 25 anos do filme, Dove Cameron, Sofia Carson e Jordin Sparks, interpretaram uma versão especial de "I Put A Spell On You", música que Bette Middler canta no longa.  



Abracadabra 2!

17 - O segundo filme tem direção de Anne Fletcher, diretora de comédias românticas como A Proposta e Vestida para Casar.

18 - Retornam do filme original apenas  Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy (as irmãs Sanderson) e Doug Jones (o zumbi Billy).

19 - No podcast "Inside Of You" de Michael Rosenbaum, Doug Jones menciona, a peruca que ele usano novo filme é a mesma que ele usava no primeiro. Alguém guardou direitinho!

20 - Abracadabra 2 é o primeiro filme da Disney a usar o novo logotipo "Disney 100", comemorando 100 anos da Disney, que acontece em 2023.

Abracadabra 2 estreia exclusivamente no Disney+ em 30/09/2022!

Leia mais sobre Abracadabra!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem