Tina - Respeito

Se você é mulher com um pouquinho que seja de experiência no mundo real, já imagina o que pode ter acontecido com a protagonista, logo nas primeiras páginas de Tina - Respeito. Esse é o nível de precisão das expressões corporais e faciais que Fefê Torquato ofereceu a esta primeira Graphic MSP focada na personagem adulta mais relevante de Maurício de Souza. 

Mas não se deixe enganar, apesar de já termos uma noção das situações que Tina enfrenta, já nos primeiros momentos da HQ, a jornada aqui é contundente e precisa ser contada. Tina tem 22 anos, e está começando seu primeiro trabalho em um grande jornal. Além da ansiedade e insegurança de novata e das pegadinhas feitas pelos veteranos, a moça ainda precisa enfrentar um desafio mais pessoal, e infelizmente muito frequente: o assédio.

E todas as formas dessa agressão que aflige mulheres por todo o mundo são apresentadas aqui. Das pequenas alfinetadas e olhares do cotidiano, ao assédio explicito exercido como forma de poder. Também estão presentes todas as maneiras de lutar contra esta violência. Às vezes a opção é se poupar e ignorar, outras é se unir para se proteger, podemos ainda responder com firmeza e propriedade, e ainda lutar com todas as armas que temos, custe o que custar. 

É claro, como mulher moderna e determinada que sempre foi, Tina decide abraçar a luta quando vale a pena. Mas não antes de enfrentar o desânimo, exaustão e a dúvida que esse tipo de agressão gera. Porque passar a vida toda nadando contra a maré, se a sociedade exige o exato oposto de você incansavelmente? - que atire a primeira pedra quem nunca se questionou algo do tipo?

A história, ouso dizer, é até simples. Um caso que acontece com tanta frequência, que a sociedade tende a banalizar esse tipo de situação. É a forma como é retratada, direta e honesta, e a reação da protagonista que trazem a força e a importância dessa história. 

Fefê Torquato dá movimento à sua história com traços expressivos e cores harmoniosas. Muitas vezes não precisamos de balões para saber o que os personagens pensam e sentem. Já os balões e quadros são um ponto fraco. Sua organização e distribuição são confusas em muitos momentos, obrigando o leitor a uma segunda olhada para compreender completamente o que está acontecendo em cena. Pequenas falhas fáceis de relevar, diante da importância da mensagem aqui contada. 

Como de costume na coleção Graphic MSP, o volume termina com uma breve apresentação da autora, um informativo do histórico dos personagens, e detalhes da criação desta HQ.

Tina - Respeito é incomodamente familiar para mulheres. Provavelmente traz um ponto de vista inédito para muitos homens. E certamente é obrigatória para todos. Discute de forma direta e clara, um problema latente de nossa sociedade. Uma desafio extra que atinge cerca de metade da população, todos os dias, em qualquer ambiente. Nunca estamos seguras, e por isso, exigimos o tal Respeito do título. 

Tina - Respeito
Fefê Torquato
Panini Comics

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem