Bidu: Juntos

Na primeira Graphic MSP de Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho, Bidu: Caminhos, descobrimos como Bidu vivia antes de conhecer o Franjinha, e como foi a reunião da mais antiga dupla do universo criado por Maurício de Souza. Em Bidu: Juntos continuamos a acompanhar os primeiros dias da vida conjunta do cientista e do cãozinho azul. 

É claro, como todo bom cientista, Franjinha faz um diário sobre como é ser dono de cachorro. Assim acompanhamos todo o aprendizado do menino e a adaptação do cãozinho, a partir de seu segundo dia juntos. 

Do lado humano, as responsabilidades talvez grandes demais para uma criança, a frustração das dificuldades do treinamento, e a insegurança sobre a capacidade de executar tal tarefa. Do lado animal a dificuldade de se adaptar as "regras da casa", a insegurança quanto ao afeto do dono e a saudade da liberdade nas ruas. Tudo isso afetando profundamente o lado emocional e a amizade da dupla. 

Agora com mais palavras graças ao aumento da participação de humanos na história, a HQ ainda mantém a característica que a destaca das outras obras da coleção, a "fala canina". Assim como no primeiro volume, os animais não falam, mas se comunicam muito bem. Seus balões de fala trazem desenhos que expressam bem o que os personagens querem dizer, de forma simples para toda a molecada entender. 

Também voltam onomatopeias incorporadas à cena e o traço rico em detalhes. Além do uso de cores predominantes e contrastes que se intensificam ou suavizam de acordo com a situação. Já as expressões dos bichinhos são extremamente realistas, considerando que se tratam de cães nada realistas. Afinal, o Bidu é azul! Enquanto as bagunças que ele apronta vão conversar muito com todo mundo que já teve um animalzinho de estimação na vida. 

Assim como todo volume da série, o encadernado ainda traz uma apresentação dos quadrinhistas. Informações sobre o processo de criação do volume, e informações dos personagens. Entre estas últimas, a história original de como Bidu e Franjinha se conheceram, bem diferente das versão criada por Damasceno e Garrocho.

Bidu: Juntos é a história sobre o começo de uma amizade. Mas também é sobre a responsabilidade de cuidar de outro ser vivo, e das condições emocionais dos bichinhos. Sim, eles também podem ficar tristes e até depressivos. Uma história tocante, doce e acessível. Especialmente para os leitores pais de pets!

Bidu: Juntos
Eduardo Damasceno, Luis Felipe Garrocho
Panini Comics

Leia também Bidu: Caminhos, e conheça outros títulos da coleção Graphic MSP

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem