Alerta Vermelho

Três carismáticos astros de Hollywood, um subgênero bastante adorado do público e um investimento pesado da Netflix. Alerta Vermelho tinha tudo a seu favor para ser um dos maiores sucessos da plataforma em 2021. A produção de fato entretém e deve agradar o grande público, mas está longe de ser a produção memorável que poderia ser.

 O melhor perfilador do FBI, John Hartley (Dwayne Johnson) é culpado por um crime que não cometeu. Para limpar seu nome, ele precisa se unir ao ladrão que caçava Nolan Booth (Ryan Reynolds), e alcançar cobiçados artefatos arqueológicos antes do Bispo (Gal Gadot), a melhor ladra do mundo, que o incriminou. Ao mesmo tempo que fogem da Interpol.

Artefatos arqueológicos perdidos ao redor do mundo, uma polícia pouco inteligente, planos de roubos mirabolantes, fugas de prisões impossíveis, caça ao tesouro, grande chefes do crime, muitas sequencias de ação e reviravoltas absurdas, e até nazistas, sim você já viu este filme, várias vezes. Alerta Vermelho bebe, e muito, de obras com temática semelhante que vieram antes dele, tentando trazer um pouco de tudo que já foi feito, e por isso se vende em uma primeira visita. Afinal o familiar, agrada.

Entretanto, tão facilmente quanto agrada, a produção tende a ser esquecida por seu roteiro e execução genéricos. Um olhar mais atento logo identifica as repetições e previsibilidades do gênero. Bem como, a intenção nunca alcançada de ser mais do que entrega. Apesar de trazer locações ao redor do mundo, o do orçamento estrambólico, a produção nunca aparenta ser tão grandiosa quando pretende. 

É nas boas cenas de ação e no carisma de seu elenco principal que a produção ganha o público. Dwayne Johnson traz uma versão "sensata" de seu brutamontes de sempre. Enquanto Reynolds, encarna novamente o esperto falastrão, com um tom mais malandro, uma vez que se trata de um ladrão. É Gal Gadot que traz uma personagem um pouco diferente de seus papéis mais recentes, ainda que muito calcada em sua imponência em cena. Além disso, a reviravolta final acaba por diminuir o potencial de sua personagem, cujo roteiro nunca parece decidir se esta é uma terceira protagonista, uma antagonista, ou uma participação de luxo. 

E por falar na grande reviravolta final, esta é mal construida, parece estar presente apenas por obrigação, para chocar a audiência. Um bom plot-twist é aquele que em uma segunda olhada, se mostra sempre presente, em dicas sutis que o espectador apenas não notou. Este não é o caso aqui. 

O roteiro é bem humorado, e equilibra bem este bom humor e as cenas de ação. Construindo uma boa dinâmica entre os personagens, combinadas com sequencias de ação criativas, absurdas e bem executadas.

Alerta Vermelho é genérico, mas funciona. Deve agradar fãs da combinação de ação com comédia, e quem busca um entretenimento escapista.  E claro, tem abertura para futuras continuações, que devem existir, já que a produção não é memorável, mas no geral agrada.

Alerta Vermelho (Red Notice)
2021 - EUA - 118min
Ação, Comédia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem