12 Curiosidades de Downton Abbey

Ei, você ficou sabendo? Em 2019 voltaremos à Downton Abbey! A super aclamada série britânica ganhou um longa-metragem que nos leva de volta ao cotidiano dos Crawley e seus funcionários, em uma ocasião especial: uma visita da realeza. A crítica sai na semana que vem. Até lá, que tal começarmos o aquecimento com curiosidades da série?

Caso você nunca tenha ouvido falar, Downton Abbey é uma série de TV britânica, que acompanha o cotidiano da aristocrática família Crawley, e seus criados durante o reinado de Jorge V, no início do século XX. Fala das regras e pompa da nobreza, das mudanças do século XX, e principalmente da complexa relação e hierarquia entre todos que vivem sobre aquele teto, patrões e funcionários. Teve seis temporadas exibidas entre 2010 e 2015. No Brasil foi transmitida pela TV Cultura, esteve disponível na Netflix, agora todas as temporadas podem ser vistas na Amazon Prime. Já o filme será exibido nos cinemas.

Vamos às curiosidades:

1 - Downton Abbey é a série britânica mais premiada no Emmy com 69 indicações e 15 estatuetas. O programa também tem 3 Globos de Ouro e um Bafta, além de nomeações e vitórias e muitos outros prêmios.

2 - A série foi inspirada pelo filme Assassinato em Gosford Park (2001), escrito por Julian Fellowes, que também criou a série atendendo a um pedido do produtor Gareth Neame. Maggie Smith, Jeremy Swift e Richard E. Grant estão em ambas as produções. Smith e Swift inclusive tem papéis semelhantes nas duas produções.

3 - Segundo o livro The World of Downton Abbey (2011), escrito por Jessica Fellowes, cada episódio da série custa 1 milhão de Euros para ser produzido.

4 - Vários eventos e personalidades reais são vistas ou mencionada ao longo das temporadas, como o naufrágio do Titanic e a 1ª Guerra Mundial.

5 - O figurino de época, além de deslumbrante é impecável aos detalhes. Algumas das peças são roupas autênticas das décadas de 1910 e 1920. Por causa da idade, as peças são frágeis e não podem ser lavadas, como resultado, não cheiram muito bem.

6 - A Rainha Elizabeth II também é fã do programa, e gosta de pescar anacronismos nos episódios. Um dos que ela descobriu foi um soldado da Primeira Guerra Mundial usando medalhas de honra da Segunda GM. A Rainha já foi hospede no Highclere Castle.

7 - Hugh Bonneville, Brendan Coyle e Maggie Smith tiveram seus papéis escritos especialmente para eles.

8 - Quem gosta de brincar de "quem-é-quem" na cultura pop, vai se deliciar reconhecendo atores de Game of Thrones, Harry Potter, Doctor Who, The Crown, e até dos remakes live-action da Disney. A série tem um elenco gigantesco entre grandes nomes como Maggie Smith e revelações como Lily James e Dan Stevens.

9 - Highclere Castle é o verdadeiro nome do castelo que serve de locação para a série. Situado em uma propriedade de 5000 acres na cidade de Highclere, no condado de Hampshire, pertence aos Condes de Carnarvon desde o século XVII. É uma casa senhorial estilo jacobita criada elo arquiteto inglês Charles Barry, com um parque projetado pelo paisagista britânico Capability Brown. Sua habitação está datada desde a idade média, mas a casa como conhecemos hoje fora remodelada pelo 3º conde entre 1839-1842. E seus habitantes nobres estão envolvidos emalguns momentos importantes da história, como a criação do Canadá(!), e a descoberta da tumba de Tutancamon.

10 - O Castelo como vemos da série e sua exposição egípcia, são abertos à visitação durante o verão, e pode ser alugado para casamentos e eventos (chique hein!). Além de servir de cenário para vários outros filmes e séries, como a comédia britânica Jeeves and Wooster, a estrelada por Hugh Laurie e Stephen Fry.

11 - De volta à Downton Abbey, a série realmente se apossou do casarão, usando seus jardins, quartos, salões, corredores, bibliotecas e até os móveis. Entretanto, as cozinhas e os alojamentos dos criados precisaram ser recriados no London’s Ealing Studios. Pois as cozinha fora modernizada, e os quartos dos funcionários precisavam de reparos na época do início das filmagens. - Imagina o desafio de continuidade, um ator grava sua cena saindo das cozinhas com uma bandeja em Londres, e só vai chegar na sala de jantar semanas depois, em Highclere! - A boa notícia, é que com o aumento do interesse turístico gerado pela série os Carnarvon puderam começar os reparos na áreas danificadas.

12 - Durante a 2ª temporada a mansão se tornou uma casa de convalescênça para as tropas. O Highclere Castle realmente serviu à guerra, a Condessa de Carnarvon o transformou o castelo em um hospital. Até hoje existem cartas de antigos pacientes agradecidos pela hospitalidade expostas em alguns quartos.

Pronto, agora você está pronto para revisitar Downton Abbey . Você conhecia estas curiosidades? O longa estreia dia 24 de Outubro nos cinemas.

Imagens: Copyright ITV Studios

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem