No último Dia da Árvore, listei as espécimes mais interessantes da cultura pop. Mas muita coisa ficou de fora, e como amanhã (21 de Setembro) vamos celebrar esta data arbórea novamente, nada mais adequado que completar aquela seleção. A primeira lista focava em árvores personagens, mais ativas nas histórias a que pertencem. Esta parte dois vai trazer os exemplares que tem valor mais simbólico, mas ainda sim muito relevantes.
A Árvore Branca de Gondor

A imagem mais reconhecível da Árvore Branca de Gondor, no entanto, não é a planta em si, mas o ícone criado para ela no brasão do reino (esse aí no peito do Aragorn). Uma árvore branca florida com sete estrelas e uma coroa alada. As flores representam a paz e prosperidade no reino dos homens. As estrelas fazem alusão aos sete barcos dos Numenor que traziam as Palantír (aquela pedra vidente em que Pippin olha). A coroa representa o elmo Isildur, usado por muito tempo como coroa, tornando-se símbolo dos reis de Gondor.
Árvore da Vida, Árvore-Lar, Árvore das Almas...
... aparentemente, tudo é Arvore no Avatar de James Cameron. De fato, em Pandora existe uma rede neural bio-botânica. O que significa que todas as árvores e plantas estão conectadas, e os animais e os Na'vi (aquele povo azul), também podem se conectar à essa rede, e até se tornar parte dela após a morte. Metáfora maior para o ciclo sem fim, e a importância de cuidar de todos os seres vivos, não há!
Árvores Coração
São represeiros, árvores de madeira branca, seiva e folhas vermelhas, que tiveram rostos esculpidos em seu tronco, acredita-se, pelos filhos da floresta seus primeiros adoradores. Geralmente situada no centro de um bosque sagrado, são adoradas por aqueles que acreditam nos Deuses Antigos em Westeros, a maioria nortenhos. Mais tarde descobrimos seus olhos esculpidos são usados pelo Corvo de Três Olhos, para observar o mundo através dos tempos. Então sim, existe alguém ouvindo as preces feitas sob uma árvore coração. Como isso vai interferir nas Crônicas de Gelo e Fogo, só descobriremos quando G.R.R.Martin terminar a saga, já que a série, Game of Thrones decidiu não caprichar muito neste tema.
Árvore do Conhecimento
É uma das paradas de Xuxa em sua jornada para resgatar o cãozinho Xuxo, das garras do vilão Baixo Astral. É vigiada pela tartaruga Vó Cascuda, abriga alguns pássaros humanoides e seus frutos são livros. Depois de adquirir conhecimento de seus frutos, a Rainha dos Baixinhos começa escalar, supostamente para alcançar uma montanha muito alta, mas cai, ganha asas e voa até o Alto Astral (sim, é um lugar). Se você nunca assistiu esta pérola do cinema infantil nacional, o nome é Super Xuxa contra o Baixo Astral. Olha aí a protagonista fazendo o número musical obrigatório no cenário.
Árvore da Proteção de Nárnia

Em O Sobrinho do Mago, uma destas maçãs fora oferecida à Digory, primeira criança a se aventurar e mais tarde o professor que acolheu os Irmãos Pevensie. O menino usaria os poderes mágicos da fruta para curar sua mãe de uma doença. Depois ele plantou as sementes em seu quintal, dela brotou a macieira que produzia os mais belos frutos de longe, e dizem, eventualmente se mexia. Anos mais tarde a árvore fora derrubada por uma tempestade. E Digory fez um belo Guarda-Roupas à partir de sua madeira. O mesmo móvel que mais tarde se tornou uma passagem para Nárnia em O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupas.
Árvore de Natal do Charlie Brown
É o pinheirinho mais frágil que você já viu, magricela, com poucas folhas e tombado com o peso de uma única bolinha de natal. A árvore no entanto é um poderoso símbolo, sobre o Natal ser mais que aparência e consumismo. É algo simples, verdadeiro (no desenho uma árvore artificial é o desejo da turma), que deve ser cultivado. É isto que Charlie Brown tenta compreender, e explicar para os amigos em O Natal de Charlie Brown, especial natalino de 1965.
Fico por aqui nesta segunda lista de árvores interessantes da cultura pop. Será que esqueci alguma? O Jequitibá Rei de Renascer deveria entrar aqui? Ou talvez a árvore endemoniada de Poltergeist? Deixe suas sugestões, quem sabe eu não volte com uma parte três desta lista no próximo dia da árvore.
O Dia da Árvore é celebrado em 21 de Setembro no Brasil para aproveitar a chegada da primavera, e promover a importância da preservação das árvores e das florestas. E se achar que a celebração é pouca para sustentar o tema deste post, vale mencionar que manifestantes de todo o mundo estão protestando pelo clima hoje (sexta-feira, 20 de Setembro). Geralmente sábios e cheios de simbologia, as àrvores da cultura pop sempre chamam nossa atenção para a importância de cuidar melhor do nosso planetinha. Desempenhando bem seu papel nesta luta.
Leia também: As árvores mais interessantes da cultura pop
Postar um comentário