Hebe - A Estrela do Brasil

É 1985, e Hebe (Andréa Beltrão) é uma das apresentadoras mais populares da televisão. Prestes a completar sessenta anos de idade, e com quarenta de carreira, não aceita mais ser submissa ao marido, governo ou costumes vigentes. Aceitando o risco de fazer seu programa a seu modo e falar o que acha correto, no período de redemocratização do país, onde a ditadura militar já havia acabado, mas a censura ainda não.
Tomando a liberdade de não seguir a riscar a ordem dos acontecimentos na vida real, a produção prefere ajustar estes eventos aos interesses da narrativa de forma a conectá-los e tornar mais evidente seu impacto na vida da protagonista, e a motivação por trás das ações da mesma. Os eventos afetam e conectam a Hebe apresentadora, mãe, esposa, amiga, criando uma imagem mais contundente da apresentadora que distribuía alegria e determinação em frente às câmeras, mas tinha suas fragilidades e dúvidas como todos nós.
Tudo isso validado pela composição acertada de Beltrão. A atriz cria sua própria versão da Hebe, sem deixar de lado as expressões e maneirismos característicos, mas evitando se limitar à mera imitação. Tornando-se uma versão crível da apresentadora, mesmo não compartilhando de semelhanças físicas.

Ainda sim, o roteiro passeia por estes muitos temas de forma fluida e agradável. Talvez pela familiaridade com a protagonista, talvez pela coesão na forma com que é retratada, e muito provavelmente pelo carisma que sua figura evoca. Se o efeito será o mesmo com os mais jovens, que não cresceram assistindo-a todas as semanas não posso afirmar.

O diretor Maurício Farias confere personalidade à obra, ao construir sequências que escolhem formas distintas de mostrar as ações dos personagens. Desde o plano sequencia que acompanha Hebe em sua primeira sequencia em casa, passando por uma em que observamos o que a personagem faz através do reflexo em seus óculos, até um plano aéreo em uma pista de dança. Enquanto a direção de arte recria com capricho a atmosfera da década de 1980, e faz bom uso do acesso à que teve ao guarda-roupas e jóias da verdadeira Hebe. O desfile de figurinos, brilhantes e penteados é uma atração à parte.

Hebe - A Estrela do Brasil
2019 - Brasil - 112min
Biografia, Drama
Nenhum comentário:
Postar um comentário