Combo: Miss Potter + Pedro Coelho

Vou tentar algo novo hoje. A ideia aqui é indicar filmes ou séries que se complementam de alguma forma. Assim você poder fazer aquela maratona especializada, e virar especialista em determinado tema (ou quase isso, rs).


E o primeiro combinado de obras é une diversão, fofura e melancolia. Vamos conhecer um pouco sobre a vida e obra de Beatrix Potter. Uma escritora, ilustradora britânica famosa por seus livros infantis. O mais famoso deles A História do Pedro Coelho, que se tornou um dos primeiros produtos de merchandising de uma autora, quando esta patenteou produtos com a imagem do protagonista. Mas chega de explicação, não sou eu quem vai te apresentar esta história, mas os filmes a seguir.

Miss Potter
(Miss Potter - 2006 - EUA/Reino Unido - 93min)
É biografia de Belatrix Potter estrelada por Renée Zellweger e Ewan McGregor. Acompanha a jornada que levou a moça a se tornar um fenômeno da literatura no início do século XX. Da dificuldade de publicar até o sucesso comercial. 

O longa também mostra um pouco dos hábitos e preconceitos da alta burguesia da época, as experiências que a tornaram a autora que é, e inspiraram suas aventuras. E principalmente seus complicados relacionamentos pessoais, criados tanto pelas normas rígidas da sociedade, quanto pela sua personalidade singular, ao mesmo tempo tímida e desafiadora para a época.

Doce e melancólico, o longa foi dirigido por Chris Noonan (Babe, o Porquinho Atrapalhado) e rendeu à Zellweger uma indicação ao Globo de Ouro. Alé dela e de McGregor, Emily Watson, Barbara Flynn e Bill Paterson estão entre os principais nomes do elenco.




Agora que você já conheceu a autora, é hora de descobrir um pouco de sua obra. É claro, você também pode ler os livros, que tem sim edições brasileiras. Mas enquanto não os encontra, uma opção mais imediata é...

Pedro Coelho
(Peter Rabbit - 2018 - EUA/Reino Unido/Austrália - 90min)
Esta é uma aventura de animação para toda família, mas assim como os livros que a inspiraram o foco é agradar os pequenos. Mas não se deixe enganar pelo visual fofo, a obra sabe que precisa de um pouco mais para alcançar o público do século XXI. A história é mais complexa, brinca com seus próprios absurdos (como animais de roupas, e humanos que não estranham isso) e é bem mais atrevida e sarcástica que as fábulas tradicionais. Isso rendeu algumas críticas quanto a fidelidade à obra original. Já no aspecto visual os personagens seguem o traço doce da autora/ilustradora, mesmo sendo criados e CGI.

Nesta aventura Pedro (voz de James Corden) disputa uma horta e as atenções da adoradora de animais Bea (Rose Byrne), com o herdeiro mimado Thomas McGregor (Domhnall Gleeson), em uma guerra com ares de Esqueceram de Mim rural. Sam Neill e Marianne Jean-Baptiste são outros humanos com destaque, enquanto o elenco de vozes de animais traz uma longa lista de estrelas, como Sia, Colin Moody, Margot Robbie, Elizabeth Debicki e Daisy Ridley. No Brasil a produção ainda ganhou uma versão da música tema interpretada pelo grupo Rouge, durante sua breve reunião.



Agora que você já descobriu que o nome Potter já povoava fantasias britânicas muito antes de um certo bruxo adolescente. Me conte, já esbarrou nos contos de Beatrix por aí? 

Gostou deste formato? Conhece algum outro filme que combine com este tema? Gostaria de ver outros temas aqui? Comente, sugira. E até a próxima maratona.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem