Dramaworld

Em tempos de maratonas em serviços de streaming, que atire a primeira pedra quem nunca se encontrou viciado em determinado programa ou série. Conhecendo cada detalhe e desejando mergulhar de cabeça no universo em questão. Este é o sonho que Dramaworld realiza para sua protagonista.

Claire Duncan (Liv Hewson, de Santa Clarita Diet) é uma universitária viciada em dramas coreanos, a ponto de deixar de lado a própria vida. Quando Taste of Love, parece não estar seguindo o curso regular de um programa do gênero, a protagonista é sugada para dentro do programa. Lá, ela vira uma "facilitadora", uma agente que interfere através de pequenos gestos anônimos para que o galã e a mocinha encontre seus destinos. Mas, apesar de todo o conhecimento da moça sobre este universo, unir Joon Park (Sean Dulake) e Seo-yeon (Bae Noo-ri) se mostra uma tarefa mais complicada do que ela esperava.

Se você presta atenção ao catálogo da Netflix, já deve ter esbarrado em um dos muitos K-Dramas espalhados por lá. Para quem nunca viu, tratam-se "novelinhas romanticas" com fórmula e regras bem definidas - nunca deixar uma donzela cair, é a melhor delas. E é com esta estrutura, e clichês que Dramaworld, ao mesmo tempo faz piada e desenvolve sua trama. O "Mundo do Drama", está ameaçado, e Claire precisa restabelecer o curso da história, sem quebrar tais regras, como permanecer como "elenco de apoio". Mas como o próprio nome já diz, existe muito mais drama, por trás dos problemas no programa de TV. Inclua aí, vilões inescrupulosos, falsos amigos, planos mirabolantes, dramas de família e romances desencontrados.


Representando o espectador, Claire encara uma jornada de crescimento, que vai da fã deslumbrada, à protagonista de Taste of Love e, consequentemente, de sua própria vida. A jornada absurda convence tanto pelo universo e quem se passa, mas principalmente pela interpretação carismática e divertida de Hewson. As reações de fã da moça são tão genuínas, que até perdoamos, quando ela parece não enxergar o óbvio especialmente para quem está acostumado com este este de narrativa.

E por falar em estilo de narrativa, estamos sim acostumados com este tipo de programas. Apesar de virem da Coréia do Sul, os K-Dramas se assemelham muito às novelas que assistimos por aqui, principalmente as mexicanas mais ingênuas e teatrais que as produções nacionais. Mas a estrutura é aquela que conhecemos bem, galã conhece mocinha, e apesar de virem de mundos diferentes e das dificuldades no caminho, eles vão ter seu final feliz.

De volta à Dramaworld, outro ponto positivo é a escolha do elenco de Taste of Love, formado por atores coreanos. O que nos leva a outra surpresa, o idioma. Uma breve explicação sobre o funcionamento de legendas automáticas no Dramaworld, permite que a novelinha continue com seu idioma original, enquanto Claire interagem com eles em inglês. Tornando as cenas novelinha mais genuínas e charmosas.

Cheia de piadas com fórmulas prontas e repetições, Dramaworld também consegue fazer uso destas características para avançar sua trama, enquanto faz uma critica divertida à nossa adoração à estes programas e formatos repetitivos, que acertam no conforto e familiaridade. Sabemos que tudo vai terminar bem, por isso nos entregamos. O resultado é uma série, bem humorada, inteligente, leve e fácil de assistir, a primeira temporada tem dez episódios com cerca de quinze minutos cada. Tão viciante quanto os programas a que faz referência.

Dramaworld, é de 2016 e está disponível na Netflix. A segunda temporada já está em produção, com episódios de 30 minutos e com previsão de estreia para 2019.

3 Comentários

  1. Que boa notícia! É uma série que me identifiquei bastante, e adoro a Liv <3
    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que curtiu o blog, obrigada pela visita. Também adorei a série, apesar de não ser espectadora de doramas. "Tamo junto" no aguardo pela próxima temporada!

    ResponderExcluir
  3. Espero que seja neste ano de 2020 essa segunda temporada..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem