Arranha-Céu: Coragem Sem Limite

Dwayne Johnson nunca dorme? Essa é o pensamento inevitável quando nos deparamos com a estreia de Arranha-Céu: Coragem Sem Limite nos cinemas. Tecnicamente, o terceiro filme do astro do ano (Jumanji, estreou no finzinho de 2017, Rampage em abril), é mais uma produção pensada para mostrar o astro como herói responsável por feitos incríveis.

Will Sawyer (Dwayne Johnson) é um ex-agente de operações de resgate do FBI que perdeu uma das pernas em missão, e está prestes a assumir o cargo de chefe de segurança no maior edifício do mundo. Ele e sua família são os primeiros a viver na área residencial do tal arranha-céu prestes a ser inaugurado, quando bandidos colocam em prática um mirabolante plano para roubar um importante objeto do proprietário do prédio. O que inclui um incêndio que deixa a família do protagonista presa na estrutura.

É claro, Sawyer vai fazer literalmente o impossível para tirar a esposa e os dois filhos do perigo, enfrentando as chamas, grandes alturas e bandidos caricatos. Estes últimos são de longe o menor dos desafios, tanto para o herói, quanto para o espectador, já que assim que aparecem em cena já é possível identificar os vilões, e até avinhar algumas de suas rasas motivações. Um plano furado, que os coloca em perigo tão grande quanto o das vítimas, sem garantias de sucesso. Escolhas idiotas, e frases de efeito batidas, fazem com que os bandidos nunca sejam uma preocupação real. Afinal, desde o início fica claro que não são páreo para o mocinho.

É na aventura contra o próprio prédio em colapso, que estão as melhores sequencias da produção. São nesses momentos em que realmente nos preocupamos com a sobrevivência dos personagens. Graças aos eficientes efeitos visuais aplicados para criar os cenários em chamas e as vertiginosas cenas em alturas. Vale lembrar, cenas empolgantes, porém absurdas. Como a maioria dos longas do gênero, realismo não é a preocupação principal. Nível de improbabilidade, e capacidade de criar feitos incríveis para solucionar tais soluções são. E nisso, o roteiro se sai muito bem, já que estamos acostumados e acreditamos sem dificuldades que Johnson é capaz de saltar de um guindaste em um prédio com apenas uma perna.

E por falar no "The Rock", é ele sem dúvidas quem carrega o filme. Por mais que acabe sempre interpretando o mesmo personagem, o carisma conta pontos para torcer por ele. Outra que conta pontos a favor é a esposa de Sawyer. Sarah (Neve Campbell, da franquia Pânico), não é a mocinha à espera no alto da torre high-tec. Ela faz de tudo para salvar os filhos e mais tarde o marido. Uma pena, o roteiro achar preciso justificar sua iniciativa e capacidade lhe dando uma carreira no exército.

O elenco conta ainda com Pablo Schreiber (o Pornstach de Orange is the New Black), Roland Møller, Noah Taylor e Byron Mann. Todos devidamente caricatos e previsíveis em seus papéis. Do vilão, ao policial de rua, os personagens seguem a cartilha de tudo que você já viu em filmes de ação. O mesmo vale para as lutas, que apostam no exagero e na confusão em detrimento da compreensão. O auge deste lugar comum fica por conta da inclusão de uma sala de espelhos sem grandes funções no prédio, que destoa da super-funcionalidade do arranha-céu, e claramente está presente apenas para situar uma estilosa cena de luta.

Surpresa mesmo é pela quantidade de telões e a capacidade de transmissão televisiva que o filme oferece como características de Hong Kong. A população nas ruas assiste a tudo em tempo real com direito à torcida. E pelas erradas comparações com Duro de Matar e Inferno na Torre. A premissa pode ter semelhanças, mas o resultado não é de longe tão eficiente e memorável quanto dos longas anteriores.

Arranha-Céu: Coragem Sem Limite é um filme de Dwayne Johnson e funciona apenas como tal. Não agrada a quem quer uma ação intensa, bem projetada e cheia de surpresas. mas deve entreter quem curte o gênero, seja pela ação e grandes explosões, ou por gostar de apontar e rir dos clichês e soluções impossíveis (me inclua aí no segundo grupo). Também deve ser esquecido assim que os créditos começarem a subir. Mas tudo bem, Dwayne Johnson nunca dorme. Logo, logo o astro traz outro passatempo barulhento e descompromissado para a tela grande.

Arranha-Céu: Coragem Sem Limite (Skyscraper)
2018 - EUA - 103min
Ação


Leia as críticas de Jumanji: BemVindo à Selva e Rampage: Destruição Total

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem