Você está pronto para voltar ao Titanic?

É claro, estou falando do filme de James Cameron, não do navio de verdade, embora a produção por si só já promova um retorno à famosa embarcação. Seja qual for sua resposta, você deve estar curioso do porque resolvi fazer esta pergunta. A resposta é simples: acredite ou não, Titanic completa 20 anos em 2017!

Eu, sei. Parece que foi ontem que o filme evento estreou, você ainda lembra onde assistiu pela primeira vez (eu lembro até de quando estreou na TV aberta, dividido em duas partes), e agora te fiz se sentir velho. Ou você nem tinha nascido e não faz ideia da ideia do porquê de tanta produção. Em ambos os casos o retorno ao filme é mais do que necessário. Seja para a molecada com menos de duas décadas entender o impacto que a produção gerou. Seja para os veteranos, dissiparem aquela sensação de "modinha" que nos fez enjoar da música de Celine Dion, e lembrar o verdadeiro motivo de tanto sucesso: um bom filme.

Admito, eu tinha esquecido o quão bom era Titanic, quando topei assisti-lo novamente no cinema à convite da rede UCI em 4DX*. Diferente de muita gente eu só ó vi na tela grande uma vez, lá em 1998 (o filme é de 1997, mas no Brasil o filme só estreou no início do ano seguinte) e não consegui ver a versão 3D comemorativa de 15 anos em 2012. O resultado, o filme continua impactante e com o bônus agora que conheço a história posso me deliciar melhor com os detalhes.

É verdade, algumas imagens em CGI, começam a ficar datadas, mas o esmero da produção que custou mais que o navio real nunca deixa de funcionar. Aquele navio existe! Assim como os personagens vividos pelo elenco afinado, e a trama bem construída para gerar alma e empatia naquele que poderia ser apenas mais um filme catástrofe.

O tempo adicionou referências acidentais como o sorriso involuntário ao ver Victor Garber em cena. O intérprete do construtor do Titanic fez piada em seu trabalho atual DC Legends, série de TV com viagens no tempo, sobre punir quem construiu o navio. Ironicamente seu personagem no filme ainda se despede em uma cena em que ajusta um relógio.

Ou a melhor de todas: descobrir que os homens de quem Jack ganha as passagens para o navio em um jogo de poker se chamam Olaf e Sven. Como não pensar que com os amigos à bordo, Elsa teria poupado à todos do iceberg?

*Agora a dica útil para você que quer rever o jovem clássico na tela grande!

Viu, não faltam motivos para voltar ao transatlântico, e o momento é perfeito! A rede de cinemas UCI também está completando 20 anos e vai comemorar com o UCI Day marcado para a data do aniversário da rede no Brasil, 13 de novembro, e reexibição de Titanic em 3D, IMAX e 4DX (aquela sala cheia de efeitos e com movimento das cadeiras acompanhando o filme). Oportunidade perfeita para quem não viu ou quer rever o longa na tela grande, e na melhor qualidade possível.

Para a dica ficar completa: outro clássico que você vai poder conferir na tela grande na próxima segunda é Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg. Neste dia de aniversário toda a rede estará com ingressos mais baratos para toda a programação em cartaz. Algumas sessões já tem venda antecipada. A programação completa está disponível no site oficial da rede UCI.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem