WarCraft - Durotan

O que são orcs? De onde vem? O que comem? Como vivem? Estas e outras perguntas são respondidas em WarCraft - Durotan, o livro é o prequel do filme WarCraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos. E conta a saga de um desses dos universos que colidem no filme que adapta a franquia de games da Blizzard. E uma ajuda e tanto para não iniciados à entender os Orcs.

O clã do Lobo do Gelo, vive feliz sob a sombra da Montanha do Grande Pai, na Serra do Fogo Frio, caçando talbuques e fenocerontes para sobreviver. Mas os invernos estão cada vez mais rigorosos e a calça ficando escassa. Tudo fica ainda mais complicado quando o grupo liderado por Garad, recebe a visita de Gul'dan, um sinistro orc de pele esverdeada que tem uma proposta suspeita para o clã. Logo após rejeitar a oferta do forasteiro Garad morre de forma suspeita, deixando para seu filho Durotan a tarefa de comandar o grupo e preservar suas tradições tem tempos cada vez mais difíceis.

Enquanto o jovem chefe tenta fazer o melhor para seu grupo. Nós aprendemos as tradições e hábitos dos orcs. Sejam aqueles comuns à maioria dos clãs como a Mak'gora (um duelo de honra), ou particulares dos Lobo do Gelo, como montar e respeitar os lobos. Ao mesmo tempo que tentamos entender as regras daquele mundo que está morrendo. O Lobos acreditam que o mundo é protegido pelos Espíritos da Terra, do Fogo, do Ar, da Água e da Vida. Mas estes não tem agido normalmente causando estranhos e destrutivos fenômenos.

Momento com Spoiler - Se você conhece o game ou já assistiu ao longa metragem lançado este ano, provavelmente já sabe: Durotan eventualmente vai aceitar a oferta de Gul'dan. O estranho orc promete uma terra rica em alimentos, desde que o clã se una a ele. Abandonar suas terras, tradições e autonomia está longe das intenções dos Lobos do Gelo. Mas com o mundo chegando ao seu fim, como e por quanto tempo eles poderão evitar essa opção é a grande questão. - fim do Spoiler

Eu coloquei aviso de spoilers no parágrafo anterior, pois a internet anda histérica quanto à isso. Mas sinceramente não acredito que o conhecimento de tais informações atrapalhem a experiência. Primeiro porque nesta jornada, como em muitas, o mais interessante não é "o que acontece", mas "como acontece" e "quando acontece". E segundo pois o volume, é mais um guia que uma grande aventura de fato.

O livro nos apresenta melhor os personagens e suas motivações. Além de esclarecer alguns detalhes que o filme não teve tempo de explicar, como os motivos que fizeram os orcs abandonarem seu mundo. A estranheza dos métodos de Gul'dan, e a desconfiança de alguns de seus seguidores sobre ele.

Em outras palavras, o livro mostra o ponto de vista dos invasores de Azeroth. São orcs gigantescos, sim. Invadiram a terra de outros, sim. Mas no final são "gente como a gente", a maioria apenas procurando um lar seguro, e equivocadamente seguindo cegamente a única oportunidade, na figura de um líder ruim.

A edição tem capa inspirada no filme, e foi lançada simultaneamente com a novelização do próprio filme WarCraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos, e à tempo da estreia nos cinemas (o filme chegou no Brasil em dois de junho).  A editora Galera anunciou seu lançamento em Abril deste ano, e aparentemente o tempo para a tradução e revisão foi curto. Alguns erros de tradução e concordância passaram  por esta primeira edição. E infelizmente não podem ser ignorados, já que em alguns momentos podem deixar o leitor meio confuso. Nada que comprometa muito a leitura no entanto, e acredito que as versões seguintes devem ganhar uma atenção extra.

A linguagem no geral é simples e objtetiva. A exceção são os nomes como Drek'Thar e Nokrar, que com o tempo acostumamos (mas talvez não saibamos pronunciar). Imaginar talbuques e fenocerontes também pode ser um desafio, mas é aí que está a graça, não é?! O Romance é de Christie Golden, baseado na história para as telas de Chris Metzen e com tradução de Alvez Calado.

WarCraft - Durotan
Chris Metzen
Galera Record

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem