As crianças de Westeros

Sim, já fizemos uma lista dos Pais, das Mães, agora é hora dos filhos. Tarefa bastante complicada, já que eles continuam crescendo, e a série envelheceu muitos dos pequenos propositalmente. Será que eu consigo chegar à uma lista?

Segue uma lista das pequenas pessoas mais marcantes dos sete reinos. Criada a partir de um complexo sistema, assistemático aleatório, que une dados dos livros e da série.

Rickon Stark
Caçula da Senhora Catelyn e Lorde Eddard Stark, Rickon é praticamente um bebê quando começam os livros. Prova disso, ele dá o nome de Cão Felpudo (Shaggy Dog), ao seu lobo gigante. Quando tudo começa a dar errado para a família Stark, Rickon não entende muito bem o que está acontecendo e se torna agressivo, atitude que reflete em seu lobo. Após ser dado como morto e com a queda de sua casa, Winterfell, pelas mãos de Theon Greyjoy, se torna um fugitivo. No livro é separado de Bran assim que saem do castelo, como forma de proteção (estilo Leia e Luke) ideia do moribundo Meistre Luwin. Na série a separação demora mais, mas o resultado é o mesmo. Rickon, Cão Felpudo e Osha desaparecem nas terras do Norte. E continuam desaparecidos, com algumas menções sobre sua possível sobrevivência nos livros.

Bran Stark
Nos livros Bran tem apenas sete anos quando "cai" da torre em Winterfell e fica paralitico. Quarto filho de Cat e Ned, segundo menino, é o primeiro a manifestar interação com seu lobo Verão, ainda durante o coma, após a queda. 

Bran é literalmente 1 em 1 milhão! Ele é um troca-peles, com habilidades para entrar num dos animais mais difíceis, o lobo (existe até uma sub-categoria para isso Warg) e também tem a visão verde, que lhe permite ver coisas do passado, presente e futuro, mesmo que estejam acontecendo do outro lado do mundo. Por causa dessas visões, sua missão de vida é procurar o corvo de 3 olhos, ao norte da muralha. E ele foi, montado em Hodor e guiado pelos irmãos Reed. Agora tanto na série quanto nos livros se encontra em pleno "treinamento" para se tornar....erh...bem... ainda não sabemos quem ele vai se tornar exatamente, mas parece ser alguém grande!

Arya Stark
A "mais Stark" das crianças Stark, diferente dos irmãos é a que mais puxou a família do pai. terceira filha de Cat e Ned, é independente e não está nem aí para "coisas de menininhas e ladies", ela quer aprender a se defender, lutar participar de torneios. Ganhou de seu irmão bastardo sua própria espada, Agulha foi feita especialmente para ela. Afastou de propósito sua loba Nymeria, para que esta não fosse sacrificada. Foi com o pai para Porto Real, e quando este foi executado fugiu escondida entre os candidatos à Patrulha da Noite.

Tentou por muito tempo chegar em casa, tendo muitos acompanhantes e identidades. Quando finalmente não havia mais casa para onde retornar, resolve aceitar a propósta de Jaqen H'ghar, viajar para Braavos e se tornar um homem mulher garota sem rosto. Está em pleno treinamento tanto no livro como na série.

Desde que saiu de Winterfel Arya já teve muitos, muitos nomes Arya Cara de Cavalo, Arya Debaixo dos Pés, Arry, Cara de Caroço\Cabeça de Caroço, Doninha, Nymeria/Nan, Salgada, Gata dos Canais, Beth, Mercedene/Mercy. E apesar da distância, a garota está em Dorne, Nymeria em Westeros, ainda mantém uma conexão com sua loba.

Sansa Stark
Sim, ela era criança quando começou a jornada. Sansa a segunda filha de Cat e Ned tinha apenas 11 anos quando começou a jornada, sonhando com histórias de cavaleiros e em se tornar rainha de Joffrey. Aí ela teve que crescer depressa, quando sua loba Lady foi assassinada, seu pai decapitado, seu irmão entrou em guerra com seu noivo que descontava as derrotas nela. Some aí o casamento forçado com o Anão mais legal dos sete reinos, a fuga para o ninho da águia com o cara mais cheio de segundas intenções de toda a série, o trabalho de babá do pequeno Robin Arryn. O futuro casamento em planejamento, nos livos. E o polêmico casamento com Ramsey na série. Sansa não é mais uma criança faz tempo, e por pouco não ficou de fora dessa lista.


Tommen Baratheon
Oficialmente conhecido como filho mais novo do Rei Robert I e da Rainha Cersei Lannister. Na verdade filho de seu "tio" Jaime Lanister. Não faz muito além de ser uma criança comum até seu irmão mais velho morrer, e Tommen ser coroado Rei. Aí ele continua sendo uma criança comum, só que manipulada por todos que desejam governar. Na série uma troca de elenco garantiu o crescimento relâmpago do menino para um adolescente.

Myrcella Baratheon
E já que envelheceram Tommen, Myrcella também sofreu da troca repentina de intérprete na série, apenas para que sua história fosse completamente desvirtuada em relação aos livros. Também é oficialmente filha e herdeira do Rei Robert, mas na verdade produto do incesto entre os irmãos Lanister. Vive "de boas" na Fortaleza Vermelha, até seu tio Tyrion prometê-la em casamento ao herdeiro de Dorne, se mudar para a ilha para conhecer seu noivo.

Nos livros é objeto de disputa ente os dorneses já que pelas leis de Dorne, ela tem direito ao trono antes de Tommen. Na série !!!OLHA O SPOILER!!! foi morta como retaliação à morte de Oberyn Martell, por sua viuva ilegítima(?). Sem o consentimento do regente Dornês.!!!FIM DO SPOILER!!!

Joffrey Baratheon
Sim, ele também era criança como começou, e ainda era infantil quando terminou. O mais velho da nossa lista, tinha 12 anos no primeiro livro. Também é reconhecido como herdeiro do Rei Robert I, apesar de ser fruto de incesto entre os irmãos Lanister, provavelmente por isso "não batia bem da bola".

Quando se torna rei, após a morte "acidental" de Robert, inicia uma guerra, por puro capricho. Fora de controle, manda e desmanda, causando o caos nos sete reinos até ser envenenado em sua festa de casamento com Margaery Tyrell.


Shireen Baratheon
Provavelmente a única criança mentalmente saudável dos sete reinos, apesar de quando bebê ter sido vítima de uma infecção chamada escamagris. A menina sobreviveu mas ficou com um lado do rosto e metade do pescoço cinzento, rachado e duro. Doce, gentil e inteligente é a única descendente de Stannis Baratheon e Selyse Florent. Á contragosto da mãe, que preferia ter um menino.

Foi para o Norte com o pai, quando este atendeu ao pedido de socorro da Patrulha da Noite. Atualmente, nas páginas espera em Castelo Negro por seu pai, que fora fazer o cerco à Winterfell, sob o domínio dos Bolton. Na série !!!OLHA O SPOILER!!!foi queimada viva em oferenda à R'hllor, para que seu pai fosse bem sucedido na tomada de Winterfell. Não funcionou. !!!FIM DO SPOILER!!!

Robert Robin Arryn
Filho único de Jon Arryn e de sua esposa, Lysa Tully. Tem seis anos quando a história começa e ele foge com a mãe para o Ninho da Águia após o assassinato de seu pai, Mão do Rei. Enfermiço, chorão, irritadiço e muito mimado, chocou leitores expectadores e até os personagens por ainda mamar no peito, em público. Seus grandes feitos, são gritar para que pessoas sejam jogadas da porta da lua, manter o bico calado quanto à identidade de Sansa (apenas na série), e não morrer de ataque quando sua mãe morreu. Atual Lorde Suserano do Vale de Arryn, o passarinho está sob os cuidados de seu padrasto Petyr Baelish, que parece não ter planos longos para a vida do enfermo afilhado.

Missandei
Sim, Missandei da ilha de Naathi é criança! Nos livros ela tem apenas 10 anos quando é liberta por Daenerys, e nenhuma relação com Verme Cinzento. A Pequena Escriba, fala sim muitos idiomas e serve de dama de companhia, intérprete e conselheira para Danny, já que apesar da pouca idade é mais sábia que muito adulto.

Podrick Payne
Outro que é criança nos livros mas não na série. Filho de uma casa menor, teve o pai morto na rebelião Greyjoy enquanto sua mãe o abandonou quando ele tinha quatro anos de idade. Serviu à seu parente Sor Cedric Payne, até este ser morto na Guerra dos Cinco Reis. Sozinho na batalha ele se agarrou ao cavaleiro andante Ser Lorimer. Quando Lorimer roubou um presunto de Lorde Tywin Lanister e foi enforcado por isso, Podrick foi poupado devido ao nome de sua família. Passou a servir aos Lanister até se tornar escudeiro de Tyrion aos 11 anos. Agora passa maus bocados como escudeiro de Brienne de Tarth, tanto no livro quanto na série.

O Filho de Goiva/Gilly (ou o pequeno Sam)
Único filho homem sobrevivente do selvagem Craster, que oferecia os meninos aos "outros" e se casava com as filhas. Esse bebê ainda não tem nome nos livros, pois os selvagens acreditam que dá azar nomear a criança antes dos dois anos. Como na série não dá para ficar chamando o bebê de "bebê", ele recebeu o nome de Sam. Ainda na série, ele está viajando na companhia da mãe/irmã e do Sam adulto, para a cidadela. E parece ser a única criança dos sete reinos que cresce em ritmo devar.

!!!OLHA O SPOILER!!! Nos livros Jon Snow troca os bebês de Gilly e do rei selvagem Mance Rayder, temendo pela sede de sangue real de Melisandre. É o outro bebê que Gilly leva para o sul contra à sua vontade. E o pequeno Sam continua na Muralha.!!!FIM DO SPOILER!!!

Eu sei. Ignorei algumas crianças e muitos adolescentes. Prometo fazer um post sobre estes "teens" que causam em breve. Eles são muitos para caber aqui. E afinal este é um post de dia das crianças!

E aí? Qual dos pequenos é seu favorito? Qual vai crescer para fazer coisas grandiosas? Quem não vai sobreviver?

Leia mais sobre Game of Thrones, sobre o Dia das Crianças, ou confira as listas das Mães de Westeros, e Pais dos Sete Reinos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem