Bob Esponja - Um Herói Fora D'Água

“Não acredito que agente pagou para assistir uma coisa que passa de graça na tv. A gente é otário, tudo mundo nesse cinema é otário”

A primeira fala de Homer em Os Simpsons – o filme, caberia direitinho para a platéia desta segunda empreitada do calça quadrada nos cinemas, não fosse o fato de que o trailer, e mesmo o título de Bob Esponja - Um Herói Fora D'Água prometiam muito mais.

Os fãs da animação da TV, pagaram pela tecnologia 3D, pela presença de Antônio Bandeiras. E pela promessa da melhor interação com o live-action que a série, que volta e meia flerta com o mundo real, já teve. Entretanto a última e mais esperada novidade demora dois terços de filme para acontecer.

Enquanto isso assistimos à um episódio turbinado da série de TV. Nele, Plankton, tenta novamente roubar a fórmula do hambúrguer de siri do Siri Cascudo. Mas a receita simplesmente desaparece condenando a Fenda do Biquíni, a um imediato futuro pós-apocalíptico.

Realidade que Bob Esponja tenta reverter a todo custo, com uma trama rocambolesca que inclui, viagens no tempo, um golfinho inteligente intergalático, um livro mágico, uma super equipe e o tal pirata Barba Burguer (Antonio Banderas, se divertindo com a caricatura). Quando finalmente o herói da trama sai da água, já estamos cansados de nos perguntar quando isso finalmente aconteceria.

Some-se aí um enorme número de referências, já tradicionais da franquia e o resultado é mais cansativo que divertido. Especialmente porque todas as novas piadas e o intreresante visual "fora d'água" já foram explorados no enganoso trailer (talvez o impacto fosse maior se a mudança pegasse os expectadores de surpresa). Já as referências, que vão de Mad Max à o Iluminado. Só são identificadas pelos mais velhos (mesmo assim nem todos), e nem sempre são as melhores, ou mais originais piadas.

Contudo, admito, tenho certa implicância com a franquia do esponjoso. Acho a produção mais boba (no pior dos sentidos), que non-sense. E as referências para o público mais velho geralmente são mal exploradas. Mas funciona para muitos (cientificamente comprovado por um garotinho de uns 6 anos e seus pais, sentados atrás de mim).

Logo, os já amantes dos personagens, como os citados acima, só ficarão decepcionados pela grande novidade só aparecer no terceiro ato. E talvez esqueçam a sensação inicial de estar pagando para ver uma coisa que passa de graça na TV. Eu fico feliz por sair ilesa da sessão, e não posso evitar dizer: até mais, e obrigada pelos peixes!*


Bob Esponja - Um Herói Fora D'Água (The Spongebob Movie: Sponge Out of Water)
EUA - 2015 - 92min
Animação/Comédia/Aventura


*Outra referência perdida pelos expectadores da minha sessão...

2 Comentários

  1. Um filme extremamente divertido, engraçado e com um visual fantástico. Tomara que não demora mais 10 anos pra um novo filme do Bob ser lançado.

    ResponderExcluir
  2. E tomara que, quando sair o novo, entreguem o que prometem no trailer!

    Valeu pela visita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem