11/09 - Onde você estava?

Quase todo mundo com mais de quinze anos se lembra do que estava fazendo em um mesmo dia no ano de 2001. Isso porque, seja qual fosse a atividade, foi interrompida pelo primeiro grande acontecimento histórico do século, e a primeira catástrofe acompanhanda, ao vivo por todo o planeta.

De lá para cá, o mundo mudou. Guerras foram travadas, teorias de conspiração foram criadas, descartadas, confirmadas. E além da tristeza pelas perdas, quem pode assistir o fato ao vivo, no dia já podia ter a sensação de estar vendo a história acontecer. Não se engane, estamos sempre vendo a história acontecer lenta e sutilmente, mas é raro que tenhamos a sensação de "isso vai entrar para os livros de história", no momento em que vemos, ainda sem entender muito bem o que estávamos acompanhando.

Eu fazia pré-vestibular, e estava esperando a hora da aula (a tarde), como sempre, com a TV ligada só para ter um barulho por perto. Ainda não existia a gatonet local, então acabei assistindo a transmissão da Globo desde que a alarmante musiquinha do plantão interrompeu a novelinha Bambuluá, finalmente fazendo minha atenção se voltar para a tela.

É claro que não estudamos para o vestibular aquele dia. Os professores gastaram toda a tarde explicando, comentando e tentando prever as consequências do fato. Os alunos, se dividiam entre os que não davam a mínima, os aterrorizados, e os que estavam empolgados por ver "a história mudar em rede mundial". Confesso, que me encontrava no ultimo e mal visto grupo. É claro que não achei nada legal a perda de vidas, mas também sabia que essa era uma das histórias que contaria para meus netos. Além de ser uma das raras datas em nossa vida em que todos se lembram exatamente o que estavam fazendo em uma determinada hora.

Dez anos já foram voando, já entendemos bem (ou pelo menos, achamos que sim), o cenário em que o 11/09 ocorreu, suas consequências e ainda  lembramos onde estávamos, e cada detalhe do que a TV mostrara. Ao ponto de ser possível escrever um texto inteiro falando sobre os atentados terroristas, que jogaram aviões contra as torres do World Trade Center e o Pentágono, só mencionar o fato no último parágrafo, e ainda ter a certeza de que a esmagadora maioria dos leitores saberiam sobre o que tratava o texto apenas pelo título.

E você? Do que se lembra? Onde estava?



2 Comentários

  1. Sem dúvida o fato marcou ainda mais por ter sido transmitido ao vivo.

    Se fizermos um paralelo com as mortes nas Guerras do Iraque e Afeganistão (se é que estas invasões podem ser chamadas de guerra), as consequências acabaram sendo mais trágicas que o atentando, porém são apenas notícias de 15 quinze segundos, sem transmissão ao vivo.

    Gostei do seu blog e estou linkando ele na página do meu.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Tirou as palavras da minha boca. Ninguém menciona as perdas por lá, apenas quando as tropas estadunidenses vão chegar ou sair.

    Obrigada pela visita, fique a vontade e volte sempre, hehehe...

    Agora vou dar uma conferida no seu blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem