O Legado da Copa

Vencer, golear, levar a taça, eliminar a Argentina esses podem ser os ojetivos oficiais da copa do mundo.  Mas, o maior evento esportivo do  mundo, que mobiliza mais atenções que as Olimpiadas, tem muito mais que gols a oferecer.

Talvez o maior mérito da Copa do mundo seja o aprendizado que vem clandestinamente na bagagem dos jogos. Coisa que percebi logo na segunda copa que realmente acompanhei, e que se repete a cada quatro (ou a cada dois já que o efeito também acontece nos jogos olímpicos). Mais uma copa, mais um país, e a oportunidade de conhecê-lo.

Desde o fim do apartheid não se houve tanto sobre ele, bem como a toda a história e cultura, não só da Àfrica do Sul, mas de todo o continente. Essa é sem dúvida a melhor parte!

Descobrimos muitas semelhanças com os sul-africanos. Eita, povinho alegre! Lá também tudo é motivo de festa. E assim como nós, eles não apenas gostam, mas também sabem festejar como ninguém! E daí que a seleção deles não passou da primeira fase? A festa continua...

Makarapa em seu criador
Conhecemos as paisagens, os hábitos e personagens. Como Alfred "Lux" Maloyi que depois de ser atingido na cabeça por uma garra em um estádio ganhou um chapéu de mineiro de um amigo. Para não destoar da indumentária de torcedor, ele o decorou e surgiu a makarapa. Ainda nos impressionamos com a misteriosa jabulani. E até torcemos para os bafana bafana!

Makarapa, bafana bafana, jabulani, vuvuzela. E não é que ampliamos nosso vocabulário também! Alguém aí vai voltar a chamar as vuvuzelas de corneta??? Falando nela, é bem provável, que as barulhentas cornetas sejam a primeira coisa que nos venha a mente quando lembrarmos do campeonato de 2010. Amadas e odiadas na mesma proporção a copa foi delas. 

Que resultados de jogos que nada, são essas coisas que realmente valem a pena na copa. Aliais, o que vamos deixar para o mundo em 2014? Melhor começarmos a pensar. E aí vai minha primeira sugestão: Uma bateria de escola de samba na arquibancada de cada jogo. Será que são páreo para as vuvuzelas?



2 Comentários

  1. Fabi, acho ótimo uma Copa na África do Sul, mas as vuvuzelas são uma das piores invenções da humanidade...

    ResponderExcluir
  2. kkkkk
    Imagina vc já velinha contando p/ seus netos o que lembra da copa da África do Sul: bola mágica, polvo vidente e VUVUZELA! Aliais periga lembramos só dela!
    kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem