Iwájú

 Iwájú é uma palavra iorubá que pode ser livremente traduzida como "futuro". E é mais ou menos isso que a série animada de mesmo nome do Disney+ traz. Uma visão de futuro altamente tecnológica, esperançosa, mas realisticamente herdeira de muitos dos problemas de hoje. 

Passada em uma Nigéria futurística, acompanha as aventuras de Tola (Simisola Gbadamosi) e Kole (Siji Soetan), amigos apesar da divisão de classes entre eles, e a pressão para manter estas "castas" separadas. Ela é filha de um renomado inventor que vive na "ilha rica" que a isola da realidade da maioria da população. Ele, um garoto pobre e autodidata que trabalha para a família da menina para sobreviver. Perigos e impasses não demoram a surgir quando suas duas realidades se encontram, e reflexões sociais atuais e complexas são feitas, disfarçadas sob o manto da aventura.

Mencionei que a menina tem um robô lagarto altamente tecnológico? Otin é projetada para proteger crianças de sequestro. Criada pelo pai da protagonista, está sendo testada pela menina. Mas novamente o bichinho é apenas um chamariz, e incremento em uma história que traz conceitos difíceis de forma acessível para os pequenos. 

A molecada vai aprender sem perceber sobre consciência de classe, desigualdade social, distribuição de recursos, bem estar social e como esses fatores interferem no desenvolvimento e segurança da sociedade. Ao mesmo tempo que podem sonhar com um mundo melhor e com tecnologias incríveis. E, principalmente, no caso de crianças negras se reconhecer. Já que a história situada na Nigéria é povoada por seus moradores, pessoas negras de todos os tipos, idade e classes. A discriminação aqui, é mais social do que étnica. Embora o local de nascimento dos personagens tenham certa relevância. 

Nem preciso dizer, que a identificação para o público brasileiro é imediata. Não apenas pela nossa predominante população negra e miscigenada, mas pela sociedade apresentada no desenho. Com tanto potencial, quanto problemas. Maravilhas para poucos e luta para a maioria, parece familiar?

A animação em si, é colorida e cheia de personalidade. O design lembra o mundo futurista de Wakanda o país do Pantera Negra. E a qualidade é a esperada de qualquer série animada com o selo Disney. 

Com apenas seis episódios com cerca de vinte minutos cada, a série produzida pela Walt Disney Animation Studios e pela empresa de entretenimento pan-africana britânica Kugali Media, poderia facilmente funcionar como um filme. Fica a curiosidade pelos motivos da escolha do formato seriado.

Seja visto em capítulos ou maratona,  Iwájú é uma pérola no catálogo do streaming. Oferece diversão e aprendizado em um mesmo pacote, com um visual deslumbrante. Torço para que o estúdio aposte mais em produções similares.

Iwájú tem seis episódios com cerca de vinte minutos cada, e todos foram lançados exclusivamente no Disney+!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem