Scoobynatural

Qual fã de Sobrenatural nunca fez piada com a possibilidade dos irmãos Winchester se encontrarem com outros universos de fantasmas e monstros. Caça-Fantasmas, Doctor Who, Constantine, franquias de terror e claro, Scooby Doo. Pensando assim, é até uma surpresa que tenham demorado treze temporadas para um encontro do tipo acontecer, especialmente após o sexto ano, quando a série começou a rir de si mesma com mais frequência.

Scoobynatural é um daqueles episódios que entra imediatamente para a lista de favoritos dos fãs da série. E com o bônus de agradar também, fãs do cachorro falante, o que considerando a longevidade e popularidade do desenho, é quase todo mundo.

A história é para lá de simples. Um evento sobrenatural prende Sam, Dean e Castiel em um episódio da gangue do Scooby. Uma vez lá, os irmãos tem de solucionar o mistério, e ao mesmo tempo manter inocentes os amados personagens. Vale lembrar que o sobrenatural não existe de verdade no desenho, os monstros são sempre criados por efeitos especiais e pessoas mascaradas. 

Tudo uma desculpa eficiente, para fazer essas personalidades que adoramos interagirem. Dean paquerando Dafne e implicando com Fred. Uma Velma atrevidinha medindo conhecimentos com Sam. Castiel tomando conta de Salsicha e Scooby, e por aí vai.

Ciente de estar lidando com um clássico, o episódio mantém o estímulo da animação. Efeitos sonoros, o método de investigação Scooby, a sequência de perseguição ao som de Scooby Doo where are you?, está tudo lá, o que não significa que não haja traços da série de TV. Estes estão presentes especialmente pela música, e pelas atitudes dos protagonistas incompatíveis com a inocência da animação. Embora a dupla se empenhe em manter seus colegas de crossover inocentes.

Para quem é fã de qualquer uma das franquias, não faltam easter-eggs:
✦ Sam e Dean vão parar dentro do episódio A Night of Fright Is No Delight, o 16º da primeira temporada da animação, exibido pela primeira vez em 1970. Scoobynatural é 16º episódio de Supernatural. O argumento é o mesmo do desenho original, Scooby pode ficar milionário, se sobreviver a uma noite em uma mansão assombrada, mas a presença dos irmãos muda os rumos da aventura. Confere aí na foto acima as duas versões do episódio

✦ Scooby Loo pode ser visto na tradicional sequência de perseguição entre portas.

✦ Essa curiosidade só vale no Brasil, Reginaldo Primo dublador de Dean, também é a voz de Scooby na versão atual da animação. Não percebeu a semelhança? Isso é porque Primo, faz um bom trabalho ao emular a voz de Orlando Drummond, voz original do cachorro falante por aqui.

✦ Em outro episódio no qual os Winchester entram na TV, o Changing Channels (Trocando de Canal), Dean faz uma piada sobre precisar de uma boca maior para comer um sanduiche.

O desfecho é simples, mas funciona ao relacionar a diferença entre ambas as séries. Pausa para um leve SPOILER, o final no desenho é típico de Sobrenatural, enquanto o final da série é típico de Scooby Doo.

Simplicidade, fidelidade com as séries e muita nostalgia, esta é a fórmula acertada apresentada neste muito bem sucedido crossover. E já que funcionou tão bem, que tal pensar em outras incursões dos Winchester por aí? Fica a dica, o Constantine da TV já está na mesma "casa" que os irmãos!

Leia mais sobre Supernatural

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem