Aquele Natal

Uma tradição recente que nasceu com as plataformas de streaming, é receber uma enxurrada de filmes de Natal entre novembro e dezembro. Sejam eles bons ou ruins (a maioria mediana) os sites inundam seus catálogos com os títulos cheios de mensagens positivas, sendo a Netflix a maior responsável por essa tradição. Houve um tempo até, que fiz posts enumerando seus lançamentos natalinos. Prática que ficou impossível devido à enxurrada de títulos. Ainda sim, é impossível não assistir ao menos alguns deles antes do ano acabar. Aquele Natal é o primeiro da safra 2024 que assisti, e não me decepcionei. 

Narrada pelo Papai Noel em pessoa, a animação conta a história de um Natal marcante na cidadezinha de Wellington-on-Sea. Quando tudo que poderia dar errado aconteceu, graças à uma nevasca sem precedentes. Mas que eventualmente é contornada pela boa vontade dos moradores, e um empurrãozinho do bom velhinho. 

Dividido em vários núcleos, o filme acompanha diferentes casos afetados pelo fenômeno, cada um com suas problemáticas e resoluções. Eventualmente se esbarrando em alguns momentos, mas reunindo se apenas no final, para uma última grande missão. O garoto novo da escola, que enfrenta a ausência do pai, e tenta ajudar a mãe sobrecarregada, além de nutrir uma paixonite por uma colega de escola. Colega essa que é gêmea idêntica de uma menina que provavelmente está na lista dos mal criados, e não compreende a irmã. Um grupo de cinco crianças que passa o Natal sem os pais que estão presos na neve, e descobrem novas tradições com isso. E a professora solitária e rabugenta, que curiosamente se mostra um membro crucial para aquela sociedade. 

Não é preciso ser um gênio para deduzir para onde cada uma das pequenas histórias pretende caminhar. É em acompanhar esse trajeto, com aquele quentinho no peito oferecido pelas expectativas atendidas, que está a graça do filme. Acompanhando personagens carismáticos, diversos e bem definidos, especialmente considerando o grande número deles, e, consequentemente, o pouco tempo de tela que podem ocupar. Não são extremamente complexo, mas também não são completamente rasos. Tem pequenas nuances, que podem ser descoberta pelos pequenos, e reconhecidas pelos adultos.

O visual e a técnica de animação não são excepcionais, mas são bem feitas, e atendem ao que o roteiro precisa. Assim como a trilha sonora que só se destaca quando usa a canção original gravada por Ed Sheeran, Under The Tree

Uma boa surpresa para os grandinhos é descobrir nomes conhecidos no elenco original. Bill Nighy, Brian Cox, Fiona Shaw e Jodie Whittaker estão entre os nomes mais conhecidos. 

Baseado em uma série de livros para crianças escrito pelo cineasta Richard Curtis, conhecido por suas comédias românticas, como Simplesmente Amor e Um Lugar Chamado Notting HillAquele Natal não reinventa o trenó. E nem pretende, é exatamente o que se propõe a ser. Um filme de natal divertido e com boas mensagens, perfeito para a família toda assistir em uma tarde aconchegante durante as festas de fim de ano. 

Aquele Natal (That Christmas)
2024 - Reino Unido - 91min
Aventura, Fantasia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem