Jackpot: Loteria Mortal

Uma mistura de Uma Noite de Crime, com comédia boboca e ação estilo Jack Chan. Esta é a forma mais simples de descrever Jackpot: Loteria Mortal. Cmédia de ação frenética do Prime Video, estrelada por  Awkwafina e John Cena. Uma boa pedida para quem gosta de humor "quinta série", e um ritmo frenético. 

Em um futuro não muito distante, a Califórnia encontrou um jeito de movimentar sua economia. Criou uma grande loteria que premia um sortudo regularmente, mas cujo prêmio pode ser reivindicado por qualquer um da cidade. Basta assassinar o sorteado, até o por do sol! O problema é que Katie Kim (Awkwafina), acaba de retornar após anos longe e isolada, e não faz ideia das regras do prêmio quando é sorteada, para a maior quantia acumulada da história do jogo. Desinformada e desesperada é socorrida pelo agente amador de proteção de loterias, Noel Cassidy (John Cena), que promete protegê-la, por uma porcentagem do prêmio. 

Um dia onde é permitido perseguir e matar alguém sem consequências, criando uma cidade hostil e imprevisível, onde lugar nenhum é seguro, é o fator Uma Noite de Crime da produção. Com a diferença que o alvo aqui é apenas um, e o tom é cômico e não de terror. Aquela comédia boboca, quase infantil que agrada boa parte do público.

Humor que se estende para as sequencias de ação. Uma vez que o roteiro, convenientemente inclui uma regra de proibição de armas de fogo, o que obriga os caçadores a serem mais criativos em suas formas de matar. O resultado são sequencias de lutas cômicas, e surpreendentemente bem construídas, como aquelas vistas nos filmes de Jackie Chan. Onde tudo pode ser uma arma, e o improviso é o maior recurso dos envolvidos, incluindo as características individuais do elenco e personagens. O que faz da ação o ponto mais alto da produção, seja pela nostalgia com os filmes de Chan, seja pela criatividade. 

Apesar do argumento criativo, Jackpot mantém um roteiro simples, baseado na sobrevivência da protagonista e  principalmente, na relação entre Katie e Noel. Uma amizade construída na adversidade, com uma excelente química entre os protagonistas.

E por falar no elenco, o carisma dele é outro fator que conquista o público facilmente. Awkwafina com sua usual persona falastrona, sarcástica e amigável, enquanto John Cena encarna o gigante gentil. Simu Liu completa a escalação principal, como o magnata que cresceu às custas da loteria sangrenta, e claro, de intenções duvidosas. 

Sem pretensões de fazer grandes reflexões, ou mesmo construir uma franquia. Jackpot: Loteria Mortal até esbarra em algumas discussões sobre a capacidade humana de lucrar com qualquer coisa. Mas não vai muito além da insinuação, e nem tem obrigação disso.

A proposta é entregar uma correria frenética e divertida pela vida, em uma sessão da tarde descompromissada. Particularmente, a comédia sozinha não funcionou muito comigo, mas as sequencias de luta surpreenderam. Mas como humor é algo particular, abraçar o projeto vai depender do gosto do freguês. Vale a sessão para descobrir se é seu tipo.

Jackpot: Loteria Mortal (Jackpot!)
2024 - EUA - 106min
Ação, Comédia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem