Evidências do Amor

Complete o verso: E nessa loucura de dizer que não te quero.... - se você é brasileiro ou ao menos residente em terras brasucas, certamente conseguiu completar o trecho da música é considerada o hino dos karaokês do país. Agora imagina se além da capacidade de empolgar emocionar e evocar nostalgia, Evidências tivesse efetivamente poderes? Não precisa imaginar, é isso que Evidências do Amor estrelada por Fábio Porchat e Sandy propõe. 

Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) dividem uma música em um karaokê e terminam apaixonados. É claro, Evidências vira a música tema do casal. Então quando o relacionamento termina, após anos de altos e baixos, Marco se vê condenado a revisitar uma discussão com a ex toda vez, que ouve a canção de José Augusto e Paulo Sérgio, imortalizada nas vozes de Chitãozinho & Xororó. Voluntariamente, ou não!

Como fugir da música mais tocada do país, é apenas um dos desafios enfrentados pelo protagonista, que no processo de entender e lidar com a maldição musical, repensa suas atitudes e seu relacionamento fracassado. Sim, trata-se da tradicional comédia romântica onde um evento extraordinário vem para corrigir o relacionamento do casal principal. É um clichê sim, mas bastante criativo em adaptar as situações de sempre para o seu argumento, e a realidade brasileira. 

À começar pela escolha da icônica canção, que nunca soa repetitiva ou cansativa, ao ser apresentada em uma dezena de formas diferentes. Desde o instrumental de elevador, passando por gêneros musicais distintos, e até outros idiomas. E já conta com a vantagem de fazer parte do imaginário popular. É conhecida do público, quer ele goste ou não (e a maioria gosta, ouso dizer). 

Há também a piada automática, ao escalar Sandy, filha de um dos cantores que imortalizou a música como a mocinha, que também faz uso dos talentos musicais de sua intérprete. Apesar de ter menos espaço que o personagem de Porchat, Laura também tem sua evolução e aprendizados próprios. Trabalho que a cantora entrega com competência, ainda que não inove ou não tenham o melhor tempo de comédia em cena. Ela atende ao que o papel pede, e apenas isso. 

"E tá tudo bem", pois é Marco Antônio que carrega a história!  Porchat acerta o tom das piadas, ao criar um cara comum, atormentado por uma circunstância incontrolável. Com reações e desgaste crescente, até chegar à extremos absurdos sem nunca soar caricato, em uma relação equilibrada entre roteiro e atuação. Marco vai chegar à extremos e absurdos, mas o processo torna tudo crível.

É apenas nas passagens mais dramáticas, que a produção perde um pouco o brilho.  Ao se desviar do romance para incluir um drama de família do protagonista, tanto roteiro, quanto atuação perdem um pouco a força. A intenção é sim desenvolver Marco, mas não agrega muito ao romance, tornando esse trechos mais arrastados. Felizmente, esses momentos são poucos, e é romance divertido que comanda a maior parte do tempo. 

Há espaço ainda para um pouco de ficção científica, já que a premissa depende de uma espécie de viagem no tempo. Ou melhor, viagem em memórias. Nada muito complexo, ou rígido. Característica que o próprio filme admite, ao literalmente anunciar que vai trapacear e quebrar as regras para poder solucionar a história. A tal trapaça no entanto tem um efeito curioso, "de memória dentro da memória", tal qual "o sonho dentro do sonho" de A Origem de Christopher Nolan. Filme que também é referenciado diretamente em texto. 

De volta ao elenco, se Porchat carrega o filme e Sandy serve de apoio para que ele o faça. Evelyn Castro rouba a cena, com as melhores piadas em cena. É a melhor amiga do protagonista interpretada por ela, quem vai externar o que o público está pensando da forma mais engraçada e inapropriada possível. De longe, um dos pontos mais altos da produção. 

Outro grande acerto é a trilha sonora, que brinca não apenas com Evidências, mas também com outras hinos musicais do imaginário coletivo brasileiro. Mas não vou contar quais são, já que a graça está na surpresa.

Sem negar aparências ou disfarçar evidências, Evidências do Amor se assume como uma comédia romântica tradicional, no melhor dos sentidos. Que acerta ao ajustar os clichês do gênero à brasilidade de sua proposta. Fofo e divertido, faz jus ao carinho que cerca a canção que inspira a história. 

Evidências do Amor 
2024 - Brasil - 105min
Comédia romântica

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem