O Homem dos Sonhos

Em tempos atuais muita gente sonha em viralizar, ficar famoso, fazer parte do imaginário coletivo, de preferência com o mínimo de esforço possível. O Homem dos Sonhos com Nicolas Cage, faz uma autópsia das fazes da fama repentina de um jeito inusitado. 

Paul Matthews (Nicolas Cage) é um professor universitário e pai de família que vive uma vida comum, e insatisfatória. Até que de repente, sem aviso ou explicação, começa a aparecer nos sonhos de milhões de pessoas ao redor do mundo. As consequências dessa fama repentina e involuntária vão do paraíso ao inferno. Redefinindo o conceito dos "quinze minutos de fama" para tempos de redes sociais e cancelamentos. 

Alçado ao status de celebridade do dia para noite, Paul passa por todos os estágios da fama repentina da internet. Com paralelos claros com os tempos atuais. De fenômeno que todos tentam entender, à personalidade mais desejada, ao cancelamento extremo quando os sonhos deixam de ser curiosos, e tomam ares de pesadelo.

O protagonista encara todas essas fazer como uma pessoa comum, inicialmente deslumbrada com a fama. Eventualmente tentando usá-la para alcançar sonhos antigos. Sendo assediado por adoradores e odiadores,  e sem recursos ou habilidade para lidar com isso. E finalmente pagando por atos que não cometeu. A fama e falta de controle sobre ela, atravessa a vida do homem  comum, desmontando-a completamente. 

Cage reforça isso, ao construir um protagonista pouco relacionável. Paul Matthews não tem a melhor das aparências, não é carismático, ou excepcional. Em resumo, não possui nada que justifique a fama (qualquer paralelo com celebridades instantâneas famosas apenas por existir, não é mera coincidência.). É claro, conforme as situações ficam extremas, e o personagem se perde em reações ruins, tudo fica mais marcante e histriônico. 

Entretanto nada se compara às aparições de suas figuras nos sonhos. Seja nos momentos iniciais em que é apenas um figurante passivo, até o clímax do fenômeno onde ele vira um agressor em massa, as situações oníricas são inventivas e envolventes. Fazendo um contraponto excelente com a vida ordinária de Paul, ainda que esta fique cada vez menos comum ao longo da projeção. 

Diferença que também se apresenta na forma como o diretor conduz essas cenas. Mais simples e naturais na vida real. Estilizadas e exageradas, com ares de terror, nos momentos de sonho. De fato este é um filme que se propõe unir comédia e terror. Não aterroriza, tão pouco nos faz gargalhar, entrega mesmo é o nonsense, que respinga na realidade. Sim, nosso mundo pode ser tão louco quanto a vida de Paul Matthews se torna!

Sem pressa ou grandes exagero, à exceção de detalhes na composição já características no trabalho de Cage. O Homem dos Sonhos é um exercício curioso. Oferece um cenário inexplicável (e acertadamente nunca o explica), para explorar uma dinâmica bastante comum dos dias atuais. E com isso nos fazer refletir se a fama é mesmo esse cenário de sonho maravilhoso que as gerações atuais tanto anseiam.  

O Homem dos Sonhos (Dream Scenario) 
2023 - EUA - 102min 
Comédia, Terror

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem