Combo: Terra do Nunca

 A estreia de Peter Pan & Wendy me fez pensar sobre todas as versões do conto de J. M. Barrie que chegaram a tela grande. É claro que eu não podia deixar de indicar meus favoritos, e sugerir aquele combo bacana para uma maratona temática. Assim, eu volto com a série Combo Cinéfilo!

É muito provavel que você já conheça a história de Peter Pan, então que tal descobrir um pouco sobre a criação da peça? (sim, foi uma peça, depois um livro, e só então filme)

 Em Busca da Terra do Nunca

(Finding Neverland - 2004 - EUA/Reino Unido - 106min)

Um drama biográfico de fantasia, sobre Sir James Matthew Barrie, autor de Peter Pan. Mais precisamente, quando ele conheceu e começou a se relacionar com a família Davies, formada por uma viúva e seus quatro filhos pequenos. A convivência teria tirado o autor de peças de teatro do bloqueio pelo qual passava, e inspirado a criação de Peter Pan e suas aventuras pela Terra do Nunca.

Você percebeu que eu usei o curioso termo "drama biográfico de fantasia"? Isso porquê o filme não é necessariamente preciso historicamente, e usa muita a imaginação e o faz de conta para mostrar a criação de Pan e cia. A relação entre Barrie e os Davies existiu sim. e provavelmente inspirou a obra, mas como era essa relação na verdade ninguém tem certeza. Inclusive há acusações se pedofilia contra o escritor. Essa versão é mais positiva, mostrando uma relação mágica entre J.M.Barrie e os meninos, de forma lúdica e fabulesca. 

O filme é estrelado por Johnny Depp, que dá vida ao autor. Freddie Highmore, dá vida a um dos meninos Davies, enquanto Kate Winslet interpreta sua mãe. A direção é de Marc Forster. E a produção ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora. 


Agora que você já conhece um pouco da, que tal rever o clássico da Disney com outros olhos?

Peter Pan

(1953 - EUA - 77min)

Wendy e seus irmãos João e Miguel, recebem a visita de Peter Pan, um menino que se recursa a crescer, e sua amiga fada Sininho. O garoto, os convida a conhecer a Terra do Nunca, um lugar onde as crianças nunca crescem, vivem aventuras com índios e fadas, e travam batalhas com o malvado Capitão Gancho. Um pirata - adulto - que perdeu a mão e um relógio para um crocodilo que agora o persegue, sempre fazendo o som de tik tak!

Animação clássica da Disney, lançada em 1953, é a adaptação mais conhecida do livro de Barrie. Cheia de canções marcantes, e detalhes que viraram padrão do personagem no imaginário popular. Inclusive uma das primeiras versões da Sininho, que no teatro era apenas uma luz no palco e o tilintar de sinos. 


Mas se você quer mesmo um live-action....

Peter Pan

(2003 - EUA/Reino Unido - 113min)

Wendy e seus irmãos João e Miguel, recebem a visita de Peter Pan, um menino que se recursa a crescer, e sua amiga fada Sininho. O garoto, os convida a conhecer a Terra do Nunca, um lugar onde as crianças nunca crescem, vivem aventuras com índios e fadas, e travam batalhas com o malvado Capitão Gancho. Um pirata - adulto - que perdeu a mão e um relógio para um crocodilo que agora o persegue, sempre fazendo o som de tik tak! 

SIM A SINOPSE É A MESMA! O live-action traspõe a história com fidelidade, apesar disso, consegue se diferenciar da animação. Investindo melhor na relação entre Peter e Wendy, dando um pouco mais de profundidade à sininho e trazendo características próprias, como o clima da Terra do Nunca, que reflete o humor de seu mais ilustre morador.

 Lançado em 2003, é estrelado por Jeremy Sumpter e Rachel Hurd-Wood. Jason Isaacs dá vida ao Capitão Gancho e ao pai de Wendy, outra tradição do teatro. A direção é de P.J. Hogan.


Quer algo que expanda a história? Tem também!

Hook, a Volta do Capitão Gancho

(Hook -1991 - EUA - 142min)

Peter Pan cresceu! Casou e tem filhos, e não se lembra de suas aventuras na Terra do Nunca. Quando o Capitão Gancho sequestra seus filhos, o adulto Peter precisa relembrar quem era, recupera seu espírito infantil, e liderar os meninos perdidos no resgate das crianças. Sempre com a ajuda de Sininho, claro. 

Situado na década de 1990, ao invés do início do século XX, o longa conta inclusive com uma Wendy velinha, vivida por ninguém menos que Maggie Smith. É a tentativa de Steven Spillberg de atualizar o clássico, falando de resgate á infância ao invés de amadurecimento. E aos olhos de hoje, talvez seja um pouquinho brega, mas é muito divertido, e um clássico da Sessão da Tarde para quem cresceu nos anos 90.

Outro atrativo é o elenco! Robin Williams e todo seu carisma, nos faz acreditar que ele pode ter sim alma de criança. Além de Maggie Smith, o elenco ainda conta com Julia Roberts como Sininho, Bob Hoskins como Smee, e Dustin Hoffman como Gancho. 


Agora que sugeri meus "pensamentos felizes", boa viagem para a Terra do Nunca, é só pegar a segunda estrela à direita e seguir até o amanhecer!

Leia também as críticas de Peter Pan & Wendy e de Peter Pan de 2005!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem