Citadel - 1ª temporada

O Prime Vídeo acaba de nos presentear com a mais nova agência de espionagem da cultura pop. Citadel é a tal nova agência que também dá título a nova série do streaming, sob a tutela dos Irmãos Russo e com promessa de criar um novo e amplo universo espirão.

A agencia de espionagem mundial, que teoricamente age para melhorar o mundo, a Citadel foi atacada pela agência inimiga Manticora. A maioria dos agentes foi morta, e quem sobrou como  Mason Kane (Richard Madden) e Nadia Sinh (Priyanka Chopra Jonas) teve suas memórias apagadas. Oito anos se passam e um evento faz com que a vida destes agentes desmemoriados fique em risco, agora eles precisam recuperar suas memórias e salvar o mundo, claro!

Não há nada de muito surpreendente ou novo nesta série de espionagem. E isso é proposital, Citadel bebe bastante de fontes conhecidas como, filmes do James Bond, Jason Boune, Missão Impossível e similares para atingir um público bastante específico, os fãs de ação e espionagem. Pescando aqui e ali, boas ideias e tropos, e combinando para criar seu universo próprio. 

Sim, universo! Além de uma segunda temporada confirmada o "spy-verse", como está sendo chamado, já tem produções em andamento em três outros países. Com histórias paralelas que eventualmente vão se cruzar. Enchendo seu universo de agentes distintos, para agradar todo tipo de espectador. 


Por hora o universo conta com os carismas de Richard Madden e Priyanka Chopra Jonas, que entregam bem as personalidades e habilidades de seus personagens. Não que o roteiro exija grandes atuações, mas a dupla distingue bem, os diversos momentos dos personagens ao longo do tempo. Já que a série vai e vem no tempo. Madden tem mais oportunidades de explorar a versatilidade, já que seu personagem fica "confuso" por mais tempo, e se sai melhor nas sequencias de ação. Mas Chopra, não se deixa eclipsar por isso, e marca sua metade como protagonista.

Stanley Tucci é o outro destaque do elenco. O cara da cadeira, tem caminhos diferentes do que estamos acostumados aqui, mas bem aquém das capacidades de seu interprete veterano. Novamente, essa é uma série de ação e espionagem, não um drama do Oscar.


E por falar em ação, esta não decepciona quem gosta do gênero. Presente em todos os episódios, em diferentes estilos e locações, tem de tudo um pouco. De perseguições de carro à porradaria em lugares pequenos. Algumas sequencias muito bem produzidas, outras apenas medianas, todas satisfatórias e muitas até empolgantes. 

Já o roteiro, além de reutilizar boas ideias, já consagradas do gênero, apostam em dosar as reviravoltas. Ao mesmo tempo que escolhe soluções inteligentes, para as muitas tramas e problemas que resolve embaralhar. Além é claro de triângulos amorosos e uma vilã sem escrúpulos para apimentar as coisas. E um enorme gancho para a segunda temporada.

Ciente do público que quer alcançar, Citadel investe todas as suas fichas e bastante orçamento (a série é bastante cara para os padrões do streaming), em um roteiro propositalmente rocanbolesco e reviravoltas bem definidas. Além de personagens carismáticos, e boas sequencias de ação. Não revoluciona a dramaturgia, mas entretém e tem potencial para se transformar em uma adorada franquia. 

Citadel tem seis episódios com cerca de uma hora cada, todos já disponíveis no Prime Vídeo

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem