Abracadabra 2

Um amado clássico da Sessão da Tarde, o que o primeiro Abracadabra tem de melhor é seu trio de vilãs, que após quase três décadas de reprises se tornaram figuras icônicas da cultura pop. A Disney sabe disso, logo não tem medo de apostar todas as fichas nas irmãs Sanderson, nesta tardia, porém adorável sequencia do filme de 1993.

Passaram-se 29 anos desde a primeira vez que um virgem acendeu uma vela e trouxe Winifred (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) de volta a vida por uma noite. E novamente uma adolescente desavisada traz o ressuscita o trio que retornam mais ambiciosas e determinadas a se vingar de toda Salem.

Assim como o longa original, esta sequencia se inicia retornando ao século VXII. Dessa vez não para vermos o fim das bruxas, mas sua iniciação na magia. É já nesta sequencia inicial que o filme ganha o espectador, ao mostrar ótimas versões mirins das personagens. O destaque fica com Taylor Henderson que incorpora todos os trejeitos, expressões faciais e impetuosidade da personagem construída por Bette Midler. Esta sequencia, também fornece o escopo, motivações e relações que permeiam todo o filme, em especial o elo entre as irmãs. 

Elo esse que reflete nos personagens atuais desta história, já que Becca (Whitney Peak) e Izzy (Belissa Escobedo) estão afastadas da melhor amiga Cassie (Lilia Buckingham), quando em um inocente ritual de aniversário/halloween trazem as bruxas de volta à vida. E ao longo da aventura vão reconstruir essa amizade, e aprender uma ou outra coisinha. O passo-a-passo aqui é bastante parecido com o filme de 1993, escapar das feiticeiras, salvar a cidade, reverter feitiços, mandá-las de volta para o além. A diferença é a forma como estas novas personagens encaram cada desafio, e as mudanças que estas três décadas trouxeram para o cenário.

Acompanhar as irmãs Sanderson interagindo com a Salem de 2022, é um deleite. Choque de gerações que poderia ter sido explorado mais no filme original, e que aqui ganha mais espaço. Outro acerto que retorna é a participação do zumbi Billy Butcherson (Doug Jones), em uma curta jornada paralela, mas com um pouco mais de sua história revelada. Números musicais divertidos e muitas referências ao filme original completam o pacote nostálgico.

Nenhum acerto é maior que o retorno do trio principal. Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy, continuam carismáticas e com uma empolgação pelo projeto que transparece na tela. A relação de cumplicidade entre as três também é aprofundada, especialmente o espirito protetor de Winifred, lhes dando um pouco mais que a mera caricatura divertida do primeiro longa. Já Sarah está mais falante, e com mais atitude, sem deixar de lado aquele jeitinho aluado de ser. 

Assumindo a direção com eficiência, Anne Fletcher consegue reconstruir a atmosfera de "conto de terror para crianças" que Kenny Ortega criou para o primeiro filme. Equilibra bem diferentes núcleos, e conduz bem cenas, especialmente as sequencias de voo e o grande número musical. Enquanto a direção de arte nos leva de volta à uma versão atual da mesma Salem,. Figurinos e maquiagem são atualizados sem perder as características que marcaram as personagens. Os cabelos de dentes da jovem Winnifred estão impecáveis!

Já o roteiro exige apenas uma grande concessão para que a história funcione, o surgimento conveniente de uma outra vela. O restante do tempo é bem organizado, expande o universo, resolve bem as questões que levanta, e até oferece mais humanidade para as vilãs protagonistas. 

Subvertendo as expectativas, Abracadabra 2 consegue ser tão bom quanto o original (talvez até melhor, já que diverte sem precisar da memória afetiva de infância). Com uma fórmula familiar, explora ainda mais seus personagens e o mundo que os cerca, faz boas referências e homenagens ao original mantendo sua essência. E acima de tudo, diverte. Procurem virgens, lhes entreguem velas, queremos mais aventuras e reprises estreladas por Winifred, Sarah, e Mary Sanderson!

Abracadabra 2 (Hocus Pocus 2)
2022 - EUA - 107min
Fantasia, Aventura, Comédia

Abracadabra 2 foi lançado diretamente no Disney+, o primeiro filme também está disponível na plataforma.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem