RRR: Revolta, Rebelião, Revolução - você precisa assistir este filme!

Saindo um pouco do habitual, este texto não será uma resenha de RRR: Revolta, Rebelião, Revolução. Isto porque, trata-se de uma obra do cinema indiano e não seria correto analisa-la com meus limitados parâmetros de cinema ocidental. Quem sabe a crítica venha no futuro, quando eu sentir que já assisti obras suficientes desta indústria única. 

Mesmo assim, não podia deixar de chamar atenção para este filme, que atualmente está disponível na Netflix. Primeiro, porque é raro termos fácil acesso a obras do outro lado do globo. E segundo, porque esta produção é espetacular!

Antes um aviso para você que nunca se deparou com o cinema indiano. Cada cultura utiliza a linguagem de forma única, e a cultura indiana é bem distante da nossa, por isso alguns detalhes de suas obras podem causar estranhamento, mas não se deixe afastar por isso. Vá de mente aberta!

 Geralmente as produções prezam pelo espetáculo. Procurando entregar as cenas mais incríveis possíveis, mesmo que isso signifique ignorar a lógica e as leis da física. Ah, e eles também adoram musicais, com números vibrantes, longos complexos e com muita gente e muita dança. São características marcantes que diferenciam o cinema da Índia das produções do resto do mundo. É tão diferente quanto empolgante.

Sobre o que é?

RRR reúne duas figuras históricas da Índia que nunca se encontraram na vida real, e reimagina suas histórias colocando-os em lados opostos, e construindo uma amizade entre os dois. Alluri Sita Ramaraju e Komaram Bheem foram revolucionários que lutaram contra o domínio do império britânico. Mas não estou aqui para dar aulas de história, e nem o filme pretende fazê-lo. 

Komaram Bheem (N.T. Rama Rao Jr.) é um revolucionário que está à procura de uma menina sequestrada de sua tribo pelo governador britânico e sua esposa. Alluri Sitarama Raju (Ram Charan) é um oficial britânico que vê a oportunidade que esperava, quando o governador anuncia uma promoção especial para quem capturar Bheem. Ao mesmo tempo, um evento une Raju e Bheem em uma forte amizade, sem que os dois saibam que estão de lados opostos de uma disputa. 

Por que você precisa assistir?

Com três horas de duração, não falta tempo para explorar os históricos dos protagonistas, que tem suas motivações e jornadas bem determinadas e desenvolvidas. Também, há romances impossíveis e condenados e grandes críticas à colonização britânica. Os britânicos aqui são tão caricatos e unidimensionais, quanto os nazistas em produções ocidentais. 

Mas são as cenas de ação e os números musicais o que realmente empolgam no filme. Centenas de figurantes, acrobacias inacreditáveis, explosões, fogo, animais reais e em CGI, veículos em alta velocidade e todo tipo de luta imaginável, tudo levado ao extremo. O lema é: quanto maior melhor. E o capricho da produção é de fazer inveja a qualquer blockbuster. 

Capricho que também passa pela fotografia que transforma vários frames em verdadeiras obras de arte. E pelo trabalho do empolgado e carismático elenco. É verdade, o estilo de atuação é mais exagerado e caricato do que estamos acostumados, mas dentro da proposta, é perfeito!

Ainda não foi convencido?

Eu sei, as três horas de duração podem assustar. Mas vale lembrar, está na Netflix! Assista como for mais confortável para você. Fazendo pausas, em capítulos, o entretenimento é seu consuma como puder. E se possível acompanhado, para compartilhar as surpresas e reações.

Lançado em 2022, foi a primeira grande bilheteria na Índia depois do início da pandemia.  RRR: Revolta, Rebelião, Revolução tem drama, romance, ação, humor e música, tudo em um pacote só! Tudo criado como um grande evento, gigantesco, apoteótico, empolgante e que só cresce da introdução ao clímax. Impossível não se empolgar e mergulhar de cabeça na história destes "aminimigos".

Viu, gostou e quer mais?

RRR é de S.S. Rajamouli, mesmo diretor de Baahubali: O Início e Baahubali 2: A Conclusão, uma saga épica em duas partes sobre um herói lendário, que andou fazendo sucesso do lado de cá do planeta alguns anos atrás. Romance, música, grandes batalhas, tá tudo lá com a mesma grandiosidade e mesmo capricho. Atualmente, a parte um está disponível na HBO Max, enquanto a conclusão está na Netflix

Gostou deste formato? Me conte que eu trago mais dicas como esta por aqui!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem