A Fera do Mar

Nem sempre é preciso reinventar a roda para entregar uma boa produção. As vezes, fazer muito bem o básico é o suficiente. É nesse espaço que habita A Fera do Mar, animação distribuída pela Netflix e dirigida por Chris Williams (de Operação Big Hero e Bolt)

O mundo é um lugar cheio de monstros marinhos, e os humanos só vivem em segurança graças ao trabalho de caçadores de monstros, vistos como heróis pela população. Isto até a pequena Maisie (Zaris-Angel Hator), entras como clandestina para a tripulação do melhor navio de caça o Inevitável. Ao lado do corajoso Jacob (Karl Urban), a garota vai descobrir outra forma de encarar as criaturas marinhas. 

É inevitável pensar em Como Treinar o seu Dragão ao assistir A Fera do Mar. Isto porquê a estrutura narrativa é a mesma, não apenas da aventura de Soluço e Banguela, mas de muitas histórias de monstros adoráveis que Hollywood adora contar e recontar. É a ambientação nova, que vai se tornar o diferencial desta aventuras.

Apesar de não serem nomeados como tal, os caçadores de monstros marinhos se assemelham muito aos bastante conhecidos piratas. E é neste cenário de velas ao vento e homens ao mar que a aventura se passa. Com todos os tropos e clichês que amamos, mas com uma mitologia e mundo próprios, de reinos fictícios, diversidade, e areias cor de rosa, e sem a bandidagem atrelada aos bucaneiros. 

O design das criaturas não é dos mais complexos, mas é colorido para chamar a atenção da criançada, e pensado para proporcionar os desafios que os personagens precisam enfrentar. A primeira batalha mostrada é grandiosa, complexa e bem executada. Impressiona e determina o tom da aventura de todo o filme. 

É no design dos humanos e cenários que a produção está mais interessada, como no rico castelo à beira mar do Rei, ou nos detalhes que diferenciam cada um das duas dezenas de piratas em cena. Tudo isso com uma animação fluida e inteligente, que faz com que as transições de um evento para o outro soem naturais e bem construídas. Tarefa que constrói em conjunto com o bom roteiro. 

Com uma trama bem amarrada, e uma visão clara da história que pretende contar, o roteiro de a fera do mar, é preciso no que se propõe a fazer. Apresenta com calma universo e personagens, trabalha bem as relações entre Maisie e Jacob, e mais tarde de ambos com a Vermelha e o Azul, enquanto desenvolve gradualmente seu principal tema. Observar, compreender e conviver em harmonia com a natureza, aqui representada pelos monstros. 

O filme ainda encontra tempo para falar sobre legado e obsessão através do Capitão Crow (Jared Harris). E principalmente, questionar o mundo à sua volta. Porque as coisas são feitas de determinada maneira? Se essas maneiras realmente as melhores, ou mesmo as corretas? E ainda, questionar a veracidade da história contada pelos vencedores, e a forma como esta pode ser usada para controlar as massas. É claro, tudo questionado de forma simples, e até superficial, afinal ainda é um filme para a molecada. Mas os temas estão lá para quem quiser pensa-los. 

A Fera do Mar não entrega nada inovador, e nem pretendia. Mas, sabe muito bem a história que pretende contar, e o faz de forma impecável. Entregando uma aventura bem produzida, leve e divertida, que vai divertir adultos e crianças sem dificuldade. Uma produção adorável que vai conquistar muita gente. 

A Fera do Mar (The Sea Beast)
2022 - EUA - 115min
Aventura, Animação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem