Apresentando, Nate

Tudo parece mais urgente e definitivo quando estamos na infância e adolescência. Quando adultos, as vezes esquecemos disso. Logo, para os mais velhos, o desespero de Nate para alcançar seus sonhos o mais rápido possível, talvez soe exagerado. Mas vale lembrar, este não é o público alvo de Apresentando, Nate, novo filme exclusivo do Disney+.

Nate (Rueby Wood) tem treze anos e o sonho de se tornar uma estrela na Broadway, mas não consegue nem uma boa escalação no coral da escola. Quando sua amiga Libby (Aria Brooks), descobre audições para o novo musical de Lilo & Stitch, em Nova York, ele acredita ter encontrado sua grande chance. É claro, a dupla embarca em uma viagem não autorizada para a grande maçã, onde vai se meter em "altas confusões".

Ou quase isso! Os desafios que Nate e Libby encontram são calculados e episódicos, quase nunca oferecendo conflitos mais longos que uma cena. Estão desacompanhados no ônibus? Ninguém questiona. Caiu um temporal? Eles seguem em frente, apenas molhados. Precisa de um adulto responsável? Coincidentemente aparece um. Os conflitos são simples demais, mesmo para o público infantil. 

É nessa ausência de conflitos mais urgentes, que reside o ponto fraco do filme. Ok, em nenhum momento desconfiaríamos que o protagonista não seria bem sucedido de alguma forma. Afinal, é um típico filme de busca ao sucesso. Mas ter dificuldades maiores, certamente engajaria mais a audiência. Já a urgência do "momento decisivo" - esta é minha única chance de brilhar! - funciona quando olhamos com a inocência, e ímpeto infantil. Os adulto mais realistas, sabem que Nate ainda tem tempo para encontrar outras oportunidades na vida, e podem não ser convencidos da necessidade da jornada. 


Felizmente, o que o filme não traz em conflito, compensa em carisma. Nate é adorável desde o momento que aparece em cena, estrelando seu próprio musical enquanto se arruma para a escola. Rueby Wood, que é estreante nas telas, mas já foi protagonista na Broadway de verdade (ele foi Charlie na adaptação de A Fantástica Fábrica de Chocolates), conhece bem os anseios de seu personagem. Bem como tem presença e talento musical para entregar o que o filme promete. O filme é dele!

No restante do elenco, quem tem mais destaque são Aria Brooks, com uma atuação competente, mas sem grandes entregas. E a sempre eficiente Lisa Kudrow, em seu recorrente papel de "tia excêntrica".


Em se tratando de um musical, Apresentando, Nate poderia trazer mais números musicais. Os que existem são bem construídos, lúdicos, e cheios de referências a clássicos dos palcos e das telas. Mas, são poucos e restritos ao protagonista. E considerando, que a peça em questão é Lilo & Stitch, faltou Elvis Presley.

O que não faltou foi sutileza e delicadeza para incluir temática LGBTQIA+ na trama. O que surpreende em se tratando de uma produção da Disney. É verdade, nunca é dito diretamente que o protagonista é homossexual, até porque 13 anos, é muito cedo para obrigar alguém a se rotular (aliás rótulos são péssimos em qualquer idade, mas é assunto para outro momento). Mas as indicações aparecem, seja na preferencia de um objeto de determinadas cores. Ou na afirmação para a melhor amiga de que este não é o "tipo de pessoa" que ele é, e no posterior status que sua relação alcança depois disso. É sutil, talvez a molecada nem perceba, mas o tema está presente. 


Baseado o livro Better Nate Than Ever de Tim Federle, que aqui também assina como roteirista e diretor. Apresentando, Nate não é livre de falhas. Observando que autor, roteirista e diretor, são a mesma pessoa, talvez tenha faltado um olhar externo para oferecer um "algo à mais" à obra. Ainda sim, a produção é uma divertida e fofa  jornada ao sucesso, que nos deixa com o coração quentinho ao fim da sessão. 

Apresentando, Nate (Better Nate Than Ever)
2022 - EUA - 91min
Musica, Aventura, Infantil

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem