Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar

Era muito fácil se identificar com Kevin McCallister (Macaulay Culkin) nos filmes originais da franquia Esqueceram de Mim. Afinal, o garotinho passa pela situação que pode ser ao mesmo tempo o maior sonho e maior pesadelo de infância que todos já tivemos um dia. Em Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar essa identificação é muito mais difícil. 

Max Mercer (Archie Yates de Jojo Rabbit) é um menino travesso e inteligente, é deixado para trás quando sua família viaja para o Japão. Ao mesmo tempo, um casal prestes a perder a casa, acredita que a salvação para seus problemas está na casa do menino. Sozinho, o garoto acredita que precisa defender a residência dos invasores. 

Max é mais velho, menos inocente, e tem algumas atitudes questionáveis que o torna menos indefeso, e diminui nossa empatia com ele. Ao mesmo tempo, o casal de invasores não são meros ladrões querendo fazer dinheiro fácil. Pam e Jeff (Ellie Kemper e Rob Delaney), são pais de família, também tentando salvar sua casa, que querem apenas um objeto que já pertencia a eles.

Assim, ao mesmo tempo que não nos importamos imediatamente com Max, entendemos a motivação por trás das ações erradas de Pam e Jeff, e isso muda toda a dinâmica do cerne da franquia. A graça de Esquecera de Mim, está em ver personagens unilaterais, completamente malvados, com os quais não importamos serem torturados por traquinagens criativas de uma criança. Quando se humaniza os vilões, como feito nesta retomada da franquia para o Disney+, é difícil não sentir pena, ou mesmo culpa ao achar graça em seus machucados e hematomas. A sensação é que o filme é mais sobre eles do que sobre Max, como o título indicaria.


Além disso, o espaço dado pelo roteiro para desenvolver os vilões, também tira tempo das famosas traquinagens e armadilhas. Some-se a falta de empatia com o protagonista, a humanização dos vilões e a curta sessão de armadilhas, e o longa perde a maioria das características que cativaram o público e tornaram os filmes dos anos de 1990, clássicos natalinos.

O excelente Archie Yates, entrega o Max que o roteiro pede, infelizmente o roteiro cria um protagonista antipático. Enquanto Kemper e Delaney, tentam emular as caricaturas dos bandidos de Joe Peschi e Daniel Stern, mas o exagero não condiz com o que é apresentado dos personagens. Fazendo o casal soar mais, burro, que de fato engraçado.

O clima natalino, as canções e algumas referências aos longas de 90 e 92, situam essa aventura no mesmo universo dos dois primeiros filmes, ignorando todos os outros. E são o os elementos que causam nostalgia, e até arrancam um sorriso ou outro dos espectadores mais velhos.

Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar pode até divertir os bem pequenos com as piadas físicas (leia-se agressões), mas no geral é pouco engraçado e sem inspiração. Sua piada mais honesta, é aquela que questiona a própria existência do longa. Então siga o próprio conselho do filme, e reprise os longas estrelados por Macaulay Culkin que também estão no Disney+

Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar (Home Sweet Home Alone)
2021 - EUA - 93min
Comédia, Aventura

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem