Cruel Summer - 1ª temporada

Tome nota, apesar de ter segunda temporada confirmada, Cruel Summer tem o formato de minissérie. A resposta para o mistério que propõe, e consequentemente a recompensa para o espectador que acompanhou a trama ao longo de dez episódios, é entregue satisfatoriamente  ao fim desta primeira temporada. Ou seja, nada de enrolação, ou grandes desvios para esticar a história ao máximo, como acontece em muitas séries estreladas por adolescentes como Riverdale. A produção que chegou ao Brasil pelo Prime Video, é acertadamente direta e objetiva. 

É 1993, e Kate Wallis (Olivia Holt, de Manto e Adaga) a garota mais popular da escola desaparece sem deixar vestígios. Em 1994, a outrora tímida e nerd Jeanette Turner (Chiara Aurelia), tomou o lugar de abelha rainha da escola, quando Kate reaparece. Já em 1995, as duas estão no centro de um processo e uma polêmica que mobiliza o país. 

É nesta passagem de tempo bem definida que está o diferencial de Cruel Summer. Acompanhamos três momentos distintos do mesmo mistério, de forma intercalada, fazendo paralelos entre três diferentes verões numa pequena cidade conservadora do Texas. Criando um verdadeiro quebra-cabeças narrativos, que mantém o público em constante dúvida. Quem está falando a verdade?

Dúvida essa que é reforçado pela alternância entre pontos de vista na narrativa. Em alguns episódios vemos o caso pelo ponto de vista de Jeanette, em outros acompanhamos Kate, e em alguns momentos a narrativa se divide entre as duas, criando mais paralelos entre seus cotidianos. 

Um forte trabalho de coloração de cenas distingue para o espectador as diferentes épocas. Desde o vibrante inocente e ensolarado verão de 1993, passando pela sóbria perda da inocência no verão 1994, até o depressivo e sem cor frio período em 1995. Além é claro, das caracterizações das personagens, que expressam em seu visual o momento em que se situam na trama. Inclua aqui, algumas perucas feiras, mas nada que comprometa. 

O convite aqui não é apenas para desvendar o mistério, mas para compreender como estes personagens cegaram do ponto A ao B. Como melhores amigos se torna inimigos e vice-versa, as deterioração das relações familiares, as transformações pessoais de cada personagem, suas obsessões, o desenrolar disputa jurídica. É isso que acompanhamos em um roteiro inteligente e e montagem bem executada ao longo da temporada, que utiliza bem até seus personagens secundários. Suas motivações e comportamentos são tão bem explorando quanto das protagonista. Assim como seus arcos são relevantes para a trama principal. A exceção é o arco romântico de Vince (Allius Barnes), que soa descolado, talvez uma obrigação da cartilha de séries teen. Tem de haver um romance rela proibido pela hipocrisia da sociedade. 

O elenco apesar de jovem, sustenta bem os dilemas e múltiplas camadas de seus personagens. Capacidade crucial para a trama, já que a ambiguidade e a dúvida, regem nossa jornada como público. Olivia Holt e Chiara Aurelia conseguem nos fazer alternar entre a confiança e a desconfiança, a cada nova faceta de suas personagens, sem tornar confusas as motivações por trás de suas ações. O elenco ainda conta com Froy Gutierrez, Harley Quinn Smith e Barrett Carnahan. Entre os adultos os maiores destaque são Blake Lee, Michael Landes, Andrea Anders, Ben Cain e Brooklyn Sudano.

Mais um ponto a ressaltar é a ambientação na década de 1990, recriada de forma eficiente através da cenografia e figurinos. E reforçada por uma trilha sonora acertada, com hits e versões de sucessos da época, encaixados na narrativa, acrescentando mais uma camada de compreensão à cenas. 

Cruel Summer é uma série sobre obsessão. A obsessão de um homem, adulto por uma adolescente, de uma jovem pela vida da outra, dos pais para manter as aparências na sociedade, da sociedade e da mídia por uma manchete escandalosa. E como essas obsessões levadas ao extremo, podem arruinar das vidas dos envolvidos. Sem receio de ser densa e trazer com momentos pesados, ao ponto da série ter avisos de gatilho antes dos episódios, apesar de ter uma trama focada em adolescentes. 

São o roteiro inteligente, e a montagem bem pensada, que mantém o público ávido por respostas. Uma série que aposta na maratona, e na nossa obsessão pela resposta. E mais importante, entrega essas respostas. O final surpreendente, e bem executado e satisfatório. Original na Freeform, a produção é uma boa surpresa no catálogo do Prime Vídeo, que merecia uma divulgação melhor da plataforma. 

Cruel Summer tem dez episódios com cerca de uma hora cada, e já foi renovada para uma segunda temporada. Ainda não foi divulgado se trará de volta personagens do primeiro ano, ou abordará um novo caso a cada temporada. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem