10 motivos para maratonar Zoey e a sua Fantástica Playlist

Recomendando uma série cancelada? Estou sim, pois vale a maratona, mesmo que os esforços dos produtores para achar um novo lar para o programa não deem em nada. Já que a segunda temporada, oferece um final realmente satisfatório para a jornada de Zoey. Mas estou me adiantando, antes de mais nada, preciso apresentar devidamente a série. 


Zoey (Jane Levy) é uma programadora que após um evento incomum ganha a habilidade de ouvir os sentimentos e desejos mais profundos das pessoas, e o melhor, em forma de música! É claro, logo ela percebe que para que os grandes números musicais parem, ela precisa interagir com seus intérpretes, ajudando na resolução de seus conflitos. Tudo isso, ao mesmo tempo que lida com a rotina de uma jovem comum, com problemas no trabalho, família, e relacionamentos. 

1 - É musical!

Caso você não tenha notado pelo título e a sinopse, esta é sim uma série musical. E já que tem que se encaixar com o que os personagens sentem e pensam, a variedade do catálogo é enorme. Canções de diferentes, estilos e épocas compõem a extraordinária playlist de Zoey.

2 - Números musicais elaborados!

O pessoal não apenas sai cantando e dançando, o elenco performam os sentimentos dos personagens. Seja em canções introspectivas, seja em grandes números com multidões de dançarinos. Muitas destas performances trazem longos planos sequência, repleto de coreografias. É uma trabalheira, mas o resultado é impecável.


3 - Dons mágicos com regras?!

A habilidade de ouvir sentimentos e pensamentos em música de Zoey tem suas regras. No início parte da diversão é vê-la entender como esse dom funciona. Apenas para essas regras serem subvertidas ocasionalmente em divertidos episódios em que a protagonista fica ainda mais confusa. Inclua aí situações constrangedoras para ela e divertidas para nós. 

4 - Simples e eficiente

Zoey e a sua Fantástica Playlist não trazem conflitos inéditos ou extraordinariamente complexos, são os dilemas cotidianos de uma jovem. Mas estes são bem construídos, desenvolvidos em um ritmo ágil e agradável. Sempre com diálogos e escolhas inteligentes, além é claro, da excelente trilha sonora, que ajudam a transmitir o que alguns diálogos não conseguiriam. 

5 - Nem toda música é alegre

Há sim, dilemas mais sérios e canções mais melancólicas na série. Tramas como a do pai da protagonista que tem uma doença degenerativa, traz os momentos mais tocantes, maduros e até tristes da produção. Ao longo das duas temporadas, há espaço para discutir, luto, homofobia, depressão e até racismo.  E sim, tem música para ajudar a expressar melhor os momentos também.


6 - Bom humor apesar de tudo

Mesmo com alguns dilemas mais sérios, a intenção é entregar uma série leve, e gostosa de assistir. E o bom humor com que os personagens encaram as situações é o que permite isso. O humor também está na situação incomum, de se assistir "números musicais do coração", e até na abertura dos episódios, sempre feita com um palavrão censurado. 

7 - Alto-astral e leve, sem ser boba ou vazia

É a soma dos dois pontos anteriores que permite à Zoey e a sua Fantástica Playlist ser leve, sem ser boba ou vazia. Os temas mais "sérios", são tratados com honestidade, e resolvidos de forma inteligente, e sem pesar no tom da produção. O resultado é uma produção "good vibes" (ou o bom e velho alto-astral) cheia de conteúdo. 

8 - Rostos conhecidos

Pode ser que um de seus atores favoritos esteja em cena, e ainda cantando. Parte do elenco já é conhecido do grande público, Skylar Astin (A Escolha Perfeita), Alex Newell (Glee), Peter Gallagher (The O.C.), Mary Steenburgene (De Volta para o Futuro III) Lauren Graham (Gilmore Girls). 


9 - Todo mundo pode cantar!

Se você reparou na lista de elenco acima, deve ter notado, nem todo ator ali é conhecido por também ser cantor. E realmente não são. Nem todo mundo é cantor profissional, de fato na trama apenas dois personagens sabem cantar "na vida real", fora dos pensamentos de Zoey, (Mô e Max). Assim boa parte do elenco não é cantor profissional, é como a gente cantando no chuveiro (okay, talvez um pouquinho melhor). Mas essa apresentação mais crua, somado à entrega do elenco, oferece um pouco mais de veracidade às performances e a mensagem que elas querem passar. 

10 - Só tem duas temporadas!

Oficialmente a série está cancelada por sua emissora, embora exista campanhas para trazê-la de volta. Mas, apesar da torcida por #saveZoeysplaylist, é preciso admitir, o final da segunda temporada funcionaria muito bem como final da série. Não traz grandes ganchos, e encerra a jornada de Zoey com um adorável "e viveu feliz, e musical, para sempre!". 

Zoey e a sua Fantástica Playlist tem duas temporadas ao todo, a primeira com 12, a segunda com 13 episódios, todos estão disponíveis da Globoplay. É a maratonas perfeita para quem ama musica, musicais, ou ainda quem apenas busca uma série que deixa a gente com um quentinho no coração. E quem não precisa desse bom sentimento em plena pandemia?

Tem crítica das duas temporadas de Zoey e a sua Fantástica Playlist aqui no blog, corre para ler!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem