SCOOBY! O Filme

Franquias duradouras são aquelas que conseguem se adaptar aos tempos sem perder a essência. Scooby Doo é uma delas, o cachorro medroso e a Mistério S.A. estão entretendo gerações desde de 1969. Logo, não é surpresa que a versão mais recente da turma abandone a animação tradicional, e chegue aos cinemas com as versões 3D dos seus adorados personagens.

Um produtor de talentos separa a Mistério S.A., quando decide que Salsicha e Scooby não agregam valor à equipe. Logo depois disso, a dupla comilona é abduzida para uma aventura muito diferente dos casos que estão acostumados. Os três membros restantes, é claro, vão ao seu resgate.

Nada de corretores imobiliários debaixo de máscaras de monstros em mansões assombradas, SCOOBY! O Filme tem ambições muito maiores. Cria um desfio em escala global e traz outros personagens da Hanna-Barbera, em uma clara intenção de criar um universo compartilhado do estúdio. É esse excesso o grande ponto fraco do longa.

Um supervilão, capangas no estilo minion, super-herói high-tech, personagens de outras eras históricas, mitologia grega, tem de um tudo nesta aventura. Menos o bom e velho caso de mistério característico da franquia. O que atrapalha a nostalgia dos adultos, e pode dar uma impressão errada da verdadeira temática das aventuras para os pequenos.

E por falar nas crianças, o filme é feito para elas. Para apresentar Scooby, Salsicha, Velma, Fred e Daphne para as crianças de agora. Isto inclui, uma fofa, porém breve, história de origem do grupo, formado ainda na infância. É aqui que o filme reserva algum tempo para contar as crianças que o grupo tradicionalmente investiga falsos casos sobrenaturais, e não sai em aventuras de super-heróis. Se a amostra é suficiente para apresentar bem a Mistério S.A., o tempo, e possíveis sequencias dirão.

Se narrativamente, o projeto perde um pouco o foco, visualmente a produção acerta em cheio ao traduzir os personagens da animação tradicional, para suas versões em três dimensões. As feições modernizadas, não fogem das características que conhecemos. Enquanto a animação incorpora aqui e ali, os exagerados gestos da animação tradicional, como a corridinha dos personagens em conjunto e a movimentação desengonçada do Salsicha, sem destoar do estilo mais moderno de animação. O visual é deslumbrante e a técnica impecável.

Impecável também é a atualização das personalidades de Scooby, Salsicha, Velma, Fred e Daphne. São versões mais moderninhas, adequadas aos tempos de hoje em que a trama se passa, mas ainda são os personagens que amamos. Felizmente, é neles que sempre esteve a maior força da franquia. Acompanhar as crianças intrometidas e seu cachorro ainda é delicioso, mesmo em uma história pouco inspirada. 

SCOOBY! O Filme é uma apresentação moderninha de personagens bem conhecidos, para as novas gerações. Vai divertir bastante as crianças, mas perde parte da nostalgia dos adultos, ao focar demais em franquias e universos compartilhados futuros. Uma pena, pois a tecnologia é impecável, e com uma história mais apurada, poderia ser memorável. O longa deveria chegar aos cinemas este ano, mas com os cinemas fechados pela pandemia, o estúdio preferiu lançá-lo online.

SCOOBY! O Filme (Scoob!)
2020 - EUA - 94min
Animação, Aventura

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem