Riverdale

Admito, a estreia de Riverdale me deixou perplexa: eu achava que conhecia Archie, Betty e Verônica de algum lugar. Quando Josie e as Gatinhas deram as caras, aí eu tive certeza que não estava prestando atenção em alguma coisa. Por isso antes de falar sobre a nova série da Warner, uma pausa explicativa para você que como eu pode estar com algumas dúvidas.


Começando por um fato: Archie é um personagem de quadrinhos criado em 1941. Com 76 anos de existência é bem provável que a grande maioria de nós tenha esbarrado em um ou mais elementos de seu universo, sem nunca saber. Apesar dessa longevidade e do sucesso nos EUA (a ponto da editora MLJ Comics, mudar o nome para MLJ Comics) , aqui no Brasil os quadrinhos do personagem nunca causaram tanto interesse quanto os de super-heróis. Afinal, em seu início era apenas a história dos dilemas um adolescente de cidade pequena (em sete décadas, Archie já mudou e fez de tudo um pouco, mas isso é assunto para outro post).

Eu com certeza assistia a animação Josie e as Gatinhas na década de noventa, e também vi o filme homônimo de 2001, com Rosário Dawson no elenco. Tinha uma vaga lembrança de Archie e seus Mistérios (1999-2000), que na época me parecia um Scooby Doo genérico, com seus vilões caricatos e mistérios mirabolantes. Também já ouvi dezenas de versões da música Sugar, Sugar, a lembrança mais antiga é da abertura da novela Despedida de Solteiro. Os mais novos provavelmente a ouviram no início de todos os episódios de Cake Boss. E tem quem lembre de Raj mencionar que lê os quadrinhos de Archie em um episódio de The Big Bang Theory. Só precisou uma série de TV para eu perceber, que tudo estava conectado.

Sucesso desde que foram lançados, os quadrinhos do Archie um adolescente comum, já tiveram diversas versões animadas. Assim como outros títulos da editora como Josie e as Gatinhas. Sempre ganhando atualizações para se adaptar a cada época. Crossovers entre as publicações, as animações e outros quadrinhos também aconteceram ao longo das décadas. Já Sugar, Sugar foi criada em 1969 para a banda The Archies da animação The Archie Show (1968-1969), logo virou um hit, e vem ganhando novas versões de diferentes artistas desde então. Em 2015, uma nova versão dos quadrinhos foi lançada em 2015, seu sucesso provavelmente inspirou a produção da série de TV.

De volta à Riverdale...


A série é baseada nos quadrinhos de Archie, mas pretende trazer os dilemas adolescentes situados em um um universo de mistério inspirado por Twin Peaks. Logo o ponto de partida é a morte misteriosa de Jason Blossom (Trevor Stines) durante passeio com sua irmã gêmea Cheryl Blossom (Madelaine Petsch). Filhos de uma família influente, e "os populares" do colégio, o incidente com a dupla abala a pacata cidadezinha. É nesse momento que Veronica Lodge (Camila Mendes) e sua mãe retornam à cidade em busca de nova vida. Archie (KJ Apa) e Betty (Lili Reinhart) são melhores amigos e vizinhos. Josie (Ashleigh Murray), e as outras Gatinhas também frequentam o "High School", nesta cidade cheia de eventos estranhos, que apenas Jughead Jones (Cole Sprouse, de "Zack & Cody: Gêmeos em Ação") parece se importar.

Além do típico dilema adolescente de querer seguir seus sonhos, e agradar o pai ao mesmo tempo, Archie já começa a história envolvido em um romance proibido. Além, claro, de começar a tecer seu tradicional triângulo amoroso com Betty e Veronica.

As meninas também tem seus próprios dilemas Betty se sente sufocada pelo seu papel de boa moça. e carrega o peso do misterioso relacionamento entre sua irmã e Jason. Enquanto Veronica tenta deixar de ser a "menina malvada" que era na cidade grande.

Já Jughead, resolve investigar por conta própria os estranhos acontecimentos de Riverdale. E está sempre atento aos problemas em que seus amigos se colocam. Eventualmente o quarteto de amigos se juntará para desvendar o mistério da morte de um de seus colegas.

A trama traz os tradicionais conflitos de séries adolescentes, temperada com um pouco mais de dubiedade dos personagens - em relação à suas versões originais - e principalmente pelo universo que os cerca. Riverdale é uma cidade esquisita, cheia de mistérios disfarçados nas ruas do subúrbio e povoada por personagens cuja personalidade em construção e interesses tornam suas atitudes instáveis.

Riverdale é uma série assumidamente para adolescentes e jovens adultos, que tenta se diferenciar oferecendo um atmosfera diferente para trabalhar personalidades conhecidas do gênero. Como ponto forte, personagens bastante conhecidos dos público estadunidense. A grande questão que fica é: mesmo repaginado o adolescente de 76, Archie, é capaz de agradar os Millenials?

Riverdale é exibida nas segundas-feiras, às 21h30 na Warner. O primeiro ano da série tem 13 episódios e a segunda temporada da série já foi confirmada.

P.S.: Caso esteja se perguntando Cole Sprouse era o Cody nas séries do Disney Channel que estrelava com o irmão, que não está atuando no momento.

E fica a dica, se achar certa aluna de Riverdale familiar, a imagine com óculos gigantes dos anos de 1980. Shannon Purser a Barb de Stranger Things aparece em alguns episódios da série.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem