Demorou um ano inteiro para que pudéssemos finalmente comparar as divergências entre as versões cinematográficas e literária de A Esperança. Isso porque o terceiro volume da trilogia escrita por Suzane Collins foi dividida em dois longas metragens lançados com o intervalo de 1 ano entre eles.
Nesta aventura derradeira, o plano dos rebeldes para usar o massacre quaternário quase dá certo. Katniss, e outros vitoriosos é resgatada da arena apara o, até então desconhecido, Distrito 13. Mas Peeta fica preso na capital, dividindo a força da propaganda de guerra entre a Capital e os Rebeldes. Guerra esta que tem seu auge também neste livro.
Tanto por causa da divisão, quanto pela quantidade de acontecimentos à partir da metade do segundo livro, até o carisma na tela de alguns personagens, A Esperança - parte 1 e o final, são as adaptações com mais diferenças entre as obras.
Vale sempre lembrar: SPOILERS à frente!
1 - Neta do Snow
O Snow provavelmente tem filhos e netos, mas nunca ouvimos falar deles nos livros. De fato a netinha de snow aparece ainda em Em Chamas, mas é aqui sua verdadeira função fica mais clara. Ela serve como demonstração tanto da mudança da posição da "Capital" (leia-se Presidente Snow) em relação à Katniss, quanto para mostrar o nível de submissão dos moradores mais ricos de Panem ao seu presidente.
2 - Tatuagens com as programações
No distrito 13 é tudo organizadinho. Como em uma colmeia, cada cidadão tem sua função e toda manhã recebem uma tatuagem temporária com sua "agenda do dia". O roteiro inclui inclusive horários de alimentação e lazer. No livro a "agenda" é mencionada, mas nada de tatos. Todos os novos moradores, voluntários ou refugiados do 12, precisam se adaptar às regras. Katniss é claro, vive burlando essas regras.
3 - Venia, Octavia e Flavius prisioneiros
Katniss é o tordo, ela pode burlar as regras. Mas não é todo mundo que tem essa sorte. A equipe de preparação de Katniss (cabelo e maquiagem), Venia, Octavia e Flavius, também são levados ao Distrito 13. Mas como legítimos moradores da Capital, não se adaptam a vida regrada do novo distrito, e são presos e torturados por isso. No primeiro Jogos Vorazes, Venia, Octavia e Flavius eram apenas figurantes, e Em Chamas eles foram substituídos completamente por Cinna e Effie. Logo nos dois últimos filmes eles nem mesmo aparecem.
4 - Effie no distrito 13
E por falar em Effie Trinket, a exótica moça nuca vai ao Distrito 13, aparecendo apenas brevemente no final do romance. Entretanto, depois de assisitr Em Chamas, a autora Suzanne Collins chamou o diretor Francis Lawrence e disse: "De jeito nenhum Effie Trinket ficará de fora dos filmes de A Esperança". Sua presença foi mais que bem vinda, já que a moça assumiu o papel da já ausente equipe de preparação e da Fulvia, assistente de Plutarco que ainda precisaria ser apresentada. Mais tarde sua presença também serviu para assumir algumas das falas do próprio Plutarch, após a morte de Philip Seymour Hoffman.
5 - O visual de Cressida
Natalie Dormer realmente raspou metade de seu cabelo quando desempenhou o papel de Cressida. No livro, o personagem de Cressida, tinha toda a sua cabeça raspada e coberta com tatuagens de hera. Foi ideia de Natalie Dormer (a Marjorie de Game of Thrones) ter apenas a metade (o lado esquerdo) da cabeça raspada para ser coberto com (falsas) tatuagens de hera. Além de estiloso o visual impediu as comparação e possivelmente diminuição do choque quando vemos Johanna com a cabeça raspada, como parte de sua tortura.
6 - As exigências de Katniss
Tanto o livro quanto no filme Katniss faz uma lista de exigências para se tornar o tordo. No livro no entanto a lista é mais longa. Inclui o resgate e imunidade à todos os vitoriosos sobreviventes (o que inclui a esquecida Enobaria, carreirista do Massacre Quaternário que tem os dentes serrados). E o direito dela matar Snow.
No filme tanto a exigência de matar o presidente vivido por Donald Sutherland, quanto aparecem apenas mais tarde. Enquanto a mudança do momento da exigência não tenha grandes efeitos na narrativa. O reaparecimento repentino de Enobaria no fim do último filme deve ter deixado muita gente confusa.
Nos livros Katniss sai para caçar mais de uma vez enquanto mora no Distrito 13, não apenas na companhia de Gale, mas também de Finick. E de fato eles levam caça para as cozinhas melhorando o cardápio do dia. No filme a situação acontece apenas em uma sequencia, onde Katnip e Gale não acham justo caçar os animais da região, que nem sabem que estão sob ameaça. De fato, a função da cena no filme é apenas desenvolver o relacionamento entre os dois.
8 - Negociações no Distrito 2
As negociações no 2º distrito, responsável por pelo armamento da capital são mais longas no romance. E teriam mais destaque no filme não fosse um imprevisto: a atriz Lily Rabe (The Whispers) originalmente escalada como comandante Lyme precisou sair devido a um conflito de agenda. Rabe já havia filmado suas cenas de A Esperança - Parte 1. Então, ao precisar reescalar a moça, os produtores decidiram não refazer essas cenas, mas cortá-las do filme. Resultando em apenas 1 cena com Lyme, e uma participação decepcionantemente curta para os fãs de sua nova Gwendoline Christie (a Brienne de Game of Thrones).
9 - Explosão na barragem
Não existe esta cena no livro. Mas algo do tipo pode ter acontecido, sem que nós leitores saibamos. Afinal a história é contada pelo ponto de vista de Katniss, que à essa altura não está ligando muito para o que acontece nos outros distritos. Além disso, não acredito que a presidente Coin discuta todos os acontecimentos de uma guerra com uma adolescente.
10 - Katniss e Snow
A vídeo-conferência entre Katniss e Snow, também não acontece. Mas acrescenta e muito à tensão do momento. Além de criar uma base para o último diálogo entre os personagens. É uma conversa que eles estão tendo há muito tempo.
11 - Recuperação de Peeta - o padeiro
Peeta não se recupera tão rápido nos livros, e leva muitos estágios. Entre eles está a ideia de Prim de usar o mesmo veneno de teleguiadas para reverter a lavagem cerebral no rapaz. Ele também recebe a visita de "uma pessoa familiar, em quem confie", mas não se trata de Prim, mas de outra jovem do Distrito 12. A substituição aqui economiza tempo e dá mais importância ao papel de Prim como "curandeira".
Outra etapa deixada de lado, é o momento que Peeta é relembrado de seu oficio oficial. É ele quem faz o detalhado bolo de casamento de Finnick e Annie, como parte de sua terapia.
12 - Treinamento de Katniss e Johanna
As duas vitoriosas precisam treinar se quiserem entrar na luta. Se tornar soldados, é a exigência de Coin. Após semanas de treinamento, Katniss é aprovada e designada à tropa de Boggs, enquanto Johanna é reprovada e fica presa no 13 à contragosto.
No filme, sob a cobertura de Johanna, Katniss viaja clandestina em um carregamento de suprimentos para a Capital. Lá é reconhecida, obrigando Coin e Plutarch à aceitar a presença da moça. E fingir que este era o plano desde o início, e não uma simples desobediência.
13 - Katniss Encrencada
Após suas ações na execução de Snow Katniss fica encrencada. Em isolamento por dias, imaginando como a "sacrificariam", ela fica surpresa quando sua condenação é apenas o isolamento no devastado 12. Embora fique claro, que esta fora uma negociação de Haymich, e que sua ida com ela "para casa" era uma das condições, ela precisaria de supervisão.
No filme uma multidão claramente avança sob o pragmático presidente amarrado quando a flecha não o atinge. No livro, não fica exatamente claro como ele morreu, e de fato ninguém se importa muito com isso. Ele está morto e pronto!
15 - Todo mundo está perturbado de verdade!
Especialmente os tributos sobreviventes, mas sua grave condição psicológica é amenizada no filme. Finnick é atormentado pela captura de Annie, e passa muito tempo fazendo nós em uma cordinha, que até aparece brevemente no filme. Já mencionei a lenta recuperação de Peeta no item 11. Enquanto Johanna, que já era visivelmente perturbada antes do Massacre Quarternário, fica viciada em medicamentos, e não passa nos testes para se tornar um soldado por causa de suas condições psicológicas.
Mas nenhuma mente é mais perturbada que aquela que nos conta a história. Katniss, não confia em ninguém, tem momentos de pânico, pesadelos, estresse pós-traumático, e quaisquer outros distúrbios que duas edições de Jogos Vorazes somados à uma guerra e o sentimento de culpa pode causar. Katniss literalmente enlouquece, mas no filme ela só fica "de luto" por um tempo. O que nos leva....
16 - O final agridoce
Que no filme é um final relativamente feliz. Ué mas o final do livro e do filme são diferentes? Na verdade os acontecimentos são os mesmos, mas o tom é bem diferente. Uma vez que no filme Katniss, não fica tão perturbada assim, ao fim da jornada. O epílogo parece um futuro potencialmente feliz para a protagonista.
Enquanto nos livros, a noção é clara de que apesar de seguir com a vida (lenta e dolorosamente), e terem conquistado um mundo melhor para as novas gerações, Katniss nunca será realmente feliz. As perdas e traumas de sua juventude, a danificaram permanentemente. Um final mais coerente e agridoce.
___________________
Ufa! Acho que esta foi a lista mais longa da série "Livro vs Filme" até hoje. E é muito provável que eu tenha esquecido algum detalhe. Bastante fiel à obra original, as mudanças em A Esperança - parte 1 e o final, são em geral em prol do ritmo da narrativa.
O único escorregão é a perda da gravidade dos acontecimentos. Para uma série que começou com o assassinatos de crianças, mesmo as mortes de personagens principais, soam menos perturbadoras do que deveriam. Tanto para nós, quanto para os personagens. Ainda assim é uma adaptação eficiente.
Leia mais sobre a série criada por Suzane Collins:
Otima comparação! E excelente triologia!
ResponderExcluirObrigada, e volte sempre!
ResponderExcluirPostar um comentário