Tudo por Justiça

Russell Baze (Christian Bale), é um humilde operário que tenta fazer o melhor mesmo nas péssimas condições em que vive. Mesmo assim, acaba preso ao causar um acidente por dirigir bêbado. Quando finalmente retorna à sociedade o mundo que já era ruim, parece pior. Seu pai morreu, sua mulher (Zoe Saldana) vive com outro e seu irmão (Casey Affleck), um ex combatente na guerra do Iraque. está envolvido com lutas clandestinas. Incapaz de mudar a situação em relação ao pai e a namorada, resta a Russel "resgatar" o irmão, mesmo que seja via vingança.

Uma hora de filme é gasta apenas para apresentar e contextualizar o universo de Russell. A demora aliais, deixa por algum tempo a dúvida sobre qual história pretende contar. Á certa altura nos perguntamos qual dos irmãos Baze é realmente o protagonista. Com tanto tempo para dizer à que veio, não sobra muito tempo para que o protagonista se engaje em sua jornada. A missão de Russell, parece solucionada meio às pressas, sem muita dificuldade (há um policial para despistar aqui e ali, mas nada que realmente ameace o protagonista), e de forma bastante óbvia. É difícil crer que um bandido "escolado" como o personagem de Woody Harrelson caia em armadilha tão óbvia.

Este roteiro exitante, que perde muito tempo tentando explicar o mundo e criar um clima de suspense é o exatamente o ponto fraco do longa. A trama demora para se desenvolver e mesmo assim, os temas que pretende abordar, como o estresse pós traumático de combatentes de guerra e o descaso do governo com essas pessoas que arriscaram a vida pelo país, ficam apenas na tentativa sem nunca receber o espaço apropriado.

O longa acerta no tom angustiante criado pela fotografia dessaturada, e melancólica para mostrar a fria e dura realidade daquele mundo. O mesmo pode ser dito das atuações do elenco de peso. Interpretações consistentes e realistas, sem exageros. Afinal se nem as cores, conseguem "exagerar" nesse mundo, como seus moradores vão ter espaço para "fazer drama" (no mal sentido).

Além de Bale, Saldana, Affleck e Harrelson, o filme conta ainda com Forest Whitaker e Willem Dafoe. Infelizmente, um elenco composto por estrelas, entregando um trabalho bem feito, não é suficiente quando a trama perde o expectador ao exitar em começar.

Tudo por Justiça (Out Of The Furnace)
EUA / Reino Unido - 2013 - 117min
Drama, Suspense

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem