Faça bonito, com a quantidade que for

1 é bom 2 é fazer bonito! Então uma conhecida e caridosa empresa metalúrgica faz uma bela promoção de fim de ano. Na compra de 2 unidades de um de seus belos jogos de faqueiros eles doariam R$1,00 para uma causa social. Bonito isso, né! Mas aí fica a dúvida, porque 2 unidades? Não poderiam simplesmente doar R$0,50 a cada faqueiro vendido. Afinal eu posso não precisar de dois jogos de 48 peças, e sempre haverá outros que também só precisem de um, mas também querem "ajudar".

Geralmente não ligo muito, para esses belos gestos estratégica mente anunciados pelo marketing. Se acho que é enrolação simplesmente não compro. Mas, vez ou outra, fico incomodada. Afinal tem quem compre a ideia. Especialmente quando esta vem acompanhada de uma propaganda fofa.

Basta olhar certa lanchonete, que faz anualmente o dia do "sanduba feliz", oferecendo toda a renda obtida com esse sanduíche em particular para uma causa social. Vale lembrar que é doada apenas a renda do sanduíche, e não o combo com refri e batata frita. E quem come sem o refri e a batata? Isso sem contar aqueles que não gostam do sanduba caridoso e acabam comprando outro lanche apenas acompanhar os colegas bem intencionados.

Calma, antes que digam que sou implicante, não estou dizendo que estas campanhas não ajudam ninguém. Ou que são mal intencionadas (talvez haja uma razão logística para a necessidade da compra de 2 faqueiros). Mas em tempos de natal, quando o lado caridoso das pessoas aflora (podemos ajudar o próximo durante o ano todo tá, não só no natal), sempre é bom lembrar: as vezes é melhor ajudar da moda antiga pessoalmente, mesmo que seja apenas 1 pessoa. Afinal 1 é bom, mas não é só com 2 que se faz bonito!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem