Minha Mãe É Uma Peça - O Filme

Um monólogo, onde o ator transfigurado em sua mãe (ele literalmente se inspirou nela), conta seus "causos". É a peça na qual se baseia, Minha Mãe É Uma Peça - O Filme. Justamente se prender demais na versão dos palcos é a grande falha do longa.

Divorciada, morando com dois filhos (quase) adultos Dona Hermínia (Paulo Gustavo), foge de casa depois de ouvir que sua prole a considera uma chata de galocha, a ponto de preferir morar com o pai. Este abandonou a família por uma mulher mais nova. Na casa de uma tia, Hermínia conta os tais "causos", com os exageros e absurdos de sua mente/universo deturpado.

Esse é o fraco enredo que liga várias histórias da vida da protagonista. Flashbacks de épocas, temas e situações distintas, cuja uníca ligação é serem experiencias de Hermínia e a vontade dela de conta-las. Episódico, fica evidente o formato, piadas soltas em torno de um indivíduo.

A graça está mais nas situações individuais e na bizarrice da personagem  que na história como um todo. Para aproveitar as situações ao máximo algumas piadas parecem deslocadas no tempo. Difícil não se perguntar em que época se passa o filme, especialmente se considerar a direção de arte que também misturam objetos e figurinos de épocas distintas.

Diferente da peça, as histórias são encenadas, dando espaço para um elenco de  jovens e veteranos. Os mais velhos atuam no piloto automático. Os mas novos exageram no esforço. Salva-se Dona Hermínia, exageradamente caricata (como deve ser), e vivida por um ator já bastante confortável no papel. É possível esquecer que não é uma mãe. 

Com muitas piadas preconceituosas e escatológicas, não é ruim de todo. Apenas entrega o que promete, um palco "maior" para a peça. O que já é um avanço entre a dezena de comédias nacionais que prometem pouca coisa, e entregam menos ainda.

Minha Mãe É Uma Peça - O Filme
Brasil - 2013 - 85min
Comédia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem