Não se engane pelos cartazes tenebrosos e os trailers estilo exorcista, O Ritual não é um filme de terror. O que não significa que não seja um bom filme.
Michael Kovak um seminarista (Colin O'Donoghue) em dúvida quanto a sua vocação é enviado ao vaticano para participar de um curso de exorcismo. Lá, graças ao suas dúvidas, ganha aulas individuais com um dos poucos exorcistas em atividade Padre Lucas (Anthony Hopkins). Para completar a equipe, Angeline (Alice Braga) uma jornalista que está fazendo uma matéria sobre a escola de exorcismo passa a seguir o protagonista
Baseado no livro The Rite, de Matt Baglio um jornalista que conviveu os membros da instituição de ensino e decidiu relatar a experiência. Sim! Existe uma escola de exorcismo em pleno século XXI. Mas, antes que você pense em perseguições a epilépticos e pessoas com distúrbios mentais, os padres são treinados acima de tudo para distinguir doenças mentais de possessões demoníacas.

É aí, que está toda a tensão em torno de O Ritual. Na combinação de "baseado em fatos reais", com a ambientação realística, embora sombria, da trama. Sem cabeças girando, suco de ervilhas ou fumaça preta saindo da boca de possuídos, o longa pode decepcionar quem esperava por um filme de terror convencional. Entretanto, deve deixar mais que satisfeitos aqueles que se entregarem ao thriller psicológico.


O Ritual, é um ótimo suspense mal vendido. Lançado ao público como mais um filme de terror, sub-gênero=exorcismo, esconde uma produção de relativa qualidade que representa bem o gênero (ou sub-gênero).
O Ritual (The Rite)
EUA - 2011 - 114 min. Suspense
Postar um comentário