Isso depende de para quem estou recomendando. Para crianças por exemplo diria A Viagem do Pirilampo, para pré adolescentes o já mencionado A Droga da Obediência. Para facilitar, uma vez que a recomendação é para um post de um blog, os que mais recomendaria seriam dois, um livro e uma série:
- Trilogia Fronteiras do Universo Philip Pullman, Objetiva
Três partes de uma mesma história, A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Ambar, contam as aventuras de Lyra no mundo onde os humanos tem uma espécie de alma fora do corpo em forma de animal, chamados deamon. Uma aventura a altura de Tolkien, muito mais complexa e interessante que a versão para o cinema com Nickolle Kidman e Daniel Craig. Os três títulos já foram resenhados aqui no blog.
Sinopses:
A Bússola de Ouro - Quando Roger, amigo de Lyra, desaparece, ela e seu daemon, Pantalaimon, resolvem procurá-lo. Viajam para os reinos frios do Norte, onde urso de armadura e bruxas-rainhas voam pelos céus congelados. Lyra possui um aparelho que auxiliará na missão - caso ela consiga decifrar suas mensagens misteriosas. Mas o equipamento contém segredos assustadores sobre a viagem e os perigos que os esperam em mundos distantes.
A Faca Sutil - Will tem 12 anos e acabou de matar um homem. Agora está fugindo, decidido a descobrir a verdade, sobre o pai que jamais conheceu. Sem querer, atravessa uma janela que dá para um outro mundo - onde espectros devoradores de almas assombram as ruas de uma cidade e uma estranha menina chamada Lyra está à procura do Pó. As buscas em que Will e Lyra estão empenhados têm uma ligação misteriosa e, juntos, os dois precisam procurar um objeto poderoso e secreto. Só que pessoas de mundos diferentes matariam para possuí-lo.
A Luneta Ambar - Will é o portador da faca sutil. Ele prometera ao pai, no leito de morte, que iria entregar a lâmina terrível ao Lorde Asriel. Está se aproximando uma guerra, a maior guerra de todos os tempos, e a lâmina é a única arma que pode render o inimigo. Um forasteiro num mundo estranho, Will começa sua jornada perigosa. Mas como pode cumprir a promessa quando Lyra, sua corajosa companheira, está desaparecida?
- Anjos e Demônios Dan Brown, Sextante
O Código da Vinci causou o bafafá. O Simbolo Perdido é o mais recente. Mas é a primeira aventura de Robert Langdon a melhor da trilogia. Trata a igreja como uma instituição literalmente entra em salas secretas, mostra com detalhes como é escolhido o Papa e ainda sobre espaços para absurdos narrativos como sobreviver de enormes quedas. É o que recomendo para quem gosta do gênero e acha “Da Vinci” genial. E logo aviso o longa não faz juz ao titulo.
Sinopse: Os Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.
Postar um comentário