O Aprendiz de Feiticeiro


Nicolas Cage este ano resolveu se divertir. Depois de encarnar o Big Daddy, um super-herói com direito a fantasia e tudo em Kick-Ass, ele assumiu uma peruca desgrenhada e um jeito meio amalucado para treinar um jovem bruxo em O Aprendiz de Feiticeiro.


Aos dez anos Dave (Jake Cherry, o filho de Ben Stiler em Uma Noite no Museu), acaba entrando sem querer em uma estranha loja de antigüidades. Lá encontra Balthazar Blake (Nicolas Cage), um bruxo poderoso que procura a séculos pelo primeiro 'merliniano', que deve herdar as artes de feitiçaria que Blake aprendeu de seu mestre, Merlin (é, aquele mesmo, o do Rei Artur). Blake vê em Dave o fim da sua busca, mas a grande revelação mágica é interrompida pela chegada do malvado Maxim Horvath (Alfred "Dr. Octopus" Molina), que cria uma enorme batalha da qual Dave escapa por pouco.

Dez anos mais tarde Dave (agora na pele de Jay Baruchel) é um jovem universitário, com facilidade em física e apaixonado por Becky Barnes (Teresa Palmer), mesma garota, com quem não conseguiu ficar graças a confusão na loja de antiguidades. Baltazar e Horvath também retornam a cena. Enquanto bruxo das trevas tenta capturar Dave, libertar Morgana (Alice Krige) para (que supresa!) destruir o mundo. Baltazar corre contra o tempo para treinar o rapaz, pois ele seria o único capaz de evitar a tragédia.

Um jovem que descobre ser um bruxo, uma galera do mal tentado acabar com o planeta, e um romance impossível em meio a correria. É claro que desde o início sabemos onde O Aprendiz de Feiticeiro vai chegar. Já que sabemos "o que" vai acontecer, só nos resta esperar pelo "como" e "quando". Tudo devidamente adornado por belos efeitos especiais. Cortesia da magia que aqui, é canalizada por estilosos anéis, e não por varinhas.

Dave começa bem como nerd desajustado, mas para por aí. O personagem não cresce e por vezes duvidamos que aquele moleque magricela e medroso vá concluir sua missão. Já Nicolas Cage e Alfred Molina, estão se divertindo. Enquanto Molina encarna o bruxo 'classudo', com direito a bengala e chapéu. Cage parece muito bem usando um visual medieval/pop,  brincando de recitar feitiços enquanto treina o jovem no sempre estranho estilo de treinamento dos bruxos. O elenco ainda conta com a ponta de luxo de Monica Bellucci.

Cheio de magia, com direito a devidas adaptações para nosso tempo, e referências temáticas, vai entreter quem gosta do gênero. Entre as referências a melhor delas é a homenagem a mais lembrada cena do clássico Fantasia. Aquela na qual o Mickey, aprendiz de feiticeiro, perde o controle das vassouras encantadas. 

Para completar só falta mencionar a lição de moral, afinal é um filme Disney. Dessa vez o ensinamento é: não desistir do que é realmente importante, mesmo que precise que pegar o caminho mais árduo, abrir mão ou adiar alguns projetos. 

Original não é, mas diverte!

O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer's Apprentice)
EUA - 2010 - 111 min.
Ação / Fantasia

2 Comentários

  1. Taí. Esse filme não quis ver não, mas você me lembrou que preciso alugar Kick ass... :)

    ResponderExcluir
  2. Kick-Ass, adorei! Acho q vou me dar de presente de natal hehehe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem