O Leitor

Baseado no romance Der Vorleser, do escritor alemão Bernhard Schlink, O Leitor conta a história de Michael Berg (David Kross/Ralf Fiennes) um advogado Alemão que quando adolescente teve um caso com uma mulher mais velha. Hanna Schmitz (Kate Winslet), é uma mulher solitária e introspectiva, que socorre Michael quando este passa mal na rua.

Depois de melhorar, o adolescente decide agradecer a generosidade da mulher que inicialmente  rejeita o contato, mas logo os dois se envolvem em um intenso romance. Durante os encontros Hanna pede que o Michael leia para ela. Daí o título. Depois de meses juntos Ela desaparece da vida do rapaz. 

Oito anos mais tarde Michael é um estudante de direito, cuja turma vai acompanhar o julgamento de ex-oficiais alemãs acusadas deixar trezentas prisioneiras judias morrerem queimadas em uma igreja em 1944, em um evento conhecido como "Marcha da Morte", ocorrido após a evacuação do campo de Auschwitz. Hanna reaparece desta vez no banco dos réus.

Enquanto o passado de Hanna é revelado para um Michael confuso, o rapaz percebe que tem informações favoráveis à ré. Toda a história é intercalada pela vida do Michael adulto (Ralf Fiennes), ainda buscando por respostas aos acontecimentos de sua adolescência.

Mais um filme sobre Holocaustro (ainda não sabemos quando Hollywood vai cansar deles), o diferencial, e provavelmente a maior qualidade, de O Leitor é a nova leva de questionamentos que esse traz ao expectador. Até que ponto vai a culpa daqueles que participaram o massacre aos judeus? Certamente com subordinados seguiam ordens, o que deveria levar nosso julgamento a uma reflexão maior e não a condenação direta que impomos aqueles que participaram. Se tivesse a possibilidade de "amenizar essa culpa", você o faria? O que também coloca em dúvida a tolerancia, e as ações de cada um. Além da possibilidade de real arrependimento, e mesmo crescimento pessoal, assim como a capacidade de acreditarmos ou não neles.

São muitas questões levantadas pelo elenco exemplar, com destaque para Kross, que trasita facilmente da inocência de um adolescente apaixonado, a confusão do jovem estudante de direito. E a já super-premiada Kate, que causa empatia e asco no expectador sem nunca gerar repulsa por Hanna. Ralf Fiennes, está bem no papel, mas não chega a ser tão excepcional quanto seus companheiros de cena.

A inserção de cenas de Michael, adulto durante todo o longa deixam o ritmo um pouco lento. E a longa inciação sexual do garoto pode afastar os desavisados. Contudo esta se mostra necessária para compreender a complexidade dos dilemas no rapaz anos mais tarde. Superado isso O Leitor é um ótimo exercício de reflexão, não apenas sobre o holocaustro mas da nossa forma de lidar com ele.

O Leitor (The Reader) 
EUA / Alemanha - 2008 - 124 min
Drama

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem