A Ilha da Imaginação

Agorafobia* (do grego agorá - assembléia; assembléia do povo; lugar em que a assembléia se reúne; praça pública + phobos - medo) é originalmente o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão. Em realidade, o agorafóbico teme a multidão pelo medo de que não possa sair do meio dela caso se sinta mal e não pelo medo da multidão em si. Muitas vezes é seqüela de transtorno do pânico.

Agorafobia é também o que tem Alexandra Roover (Joodie Foster), escritora das histórias do aventureiro (com pinta de Indiana Jones) Alex Roover (Gerard Butler) , que são os livros favoritos de Nim (Abigail Breslin), uma garota de 11 anos que vive com o pai cientista (Gerard Butler) em uma ilha deserta a sobra de um vulcão.

É quando Jack o pai de Nim é pego por uma tempestade e a menina fica sozinha na ilha, sobre a ameaça de bucaneiros que a aventura começa. Em uma crise criativa Alexandra entra em contato com Jack o pai de Nim para saber mais sobre vulcões e salvar seu herói fictício. Após descobrir que a garota está sozinha Alex resolve enfrentar seus medos para resgata-la. Enquanto Jack enfrenta as intempéries e falta de recursos para consertar o barco e voltar para casa, e Nim precisa defender a ilha dos invasores turistas bucaneiros.

Trazendo uma boa mensagem para crianças, os personagem enfrentam as dificuldades sem desisitir. Jack se prende ao amor pela filha para buscar forças para voltar. Alexandra tem como inspiração sua própria criação. As conversas entre Alex personagen e a Além real são os mais divertiros do filme. Assim como Nim que além de se inpirar nos grandes feitos do herói literário, fala com animais da ilha, seus únicos amigos. Os diálogos entre a menina e os bichos são na verdade um dialogo da menina consigo mesma, uma forma de entender o mundo ao redor ee encontrar coragem para prosseguir. O curioso é que tanto Nim quanto Alexandra enchergam o aventureiro na figura do Jack o pai da menina

Baseado no livro da canadense Wendy Orr , o longa é um filme infantil acima dá média, mas abaixo da qualidade ja alcançada pela Walden Media (responsável pelas Crônicas de Nárnia, a Loja mágica de Brinquedos e Ponte para Terabítia). O longa traz acontecimentos que não estão no livro, que parecem um pouco deslocados. Inflando a narrativa e deixando pouco tempo para o desfecho.

O elenco de estrelas garante boas atuações, complementadas por animais carismáticos e bem treinados e efeitos especiais que atendem ao que a narrativa. Deve divertir as criançada, mas acima de tudo pode inspirar a busca da petizada por mais aventura, seja em outros filmes ou em livros como o que inspirou o longa.

A Ilha da Imaginação (Nim's Island) 
EUA - 2008 - 96 min 
Aventura / Infantil

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem