A Faca Sutil

Segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo (os outros dois são A Bússola de Ouro e A Luneta Âmbar) A Faca Sutil de Philip Pullman nos leva novamente para o universo mágico onde conhecemos Lyra. Entretanto, dessa vez, o foco não está na garota, mas em Will.

Will é um garoto de 12 anos que vive em Oxford (a "nossa" Oxford). Protegendo a mãe, que acredita ser perseguida, o garoto acidentalmente mata um homem. Diante disso, Will decide fugir e descobrir a verdade sobre seu pai, que desapareceu quando o garoto ainda era um bebe, e provavelmente, é a causa da perseguição.

Durante a fuga Will encontra uma janela para outro mundo e lá conhece Lyra e Pantalaimon, recém saídos da aventura do primeiro livro. Citagazze é um mundo semelhante aos de Will e Lyra, mas é habitado por espectros comedores de almas e também é o local onde se encontra a tal Faca Sutil, um talismã tão, ou mais, poderoso que a Bússola do livro anterior. Com objetivos de alguma forma conectados as duas crianças unem suas buscas em uma aventura que só termina no terceiro e ultimo livro da saga.

O ritmo é menos frenético que de seu antecessor. Provavelmente por estarmos divididos entre os vários "mundos" em que a história se passa. Mesmo assim é um livro eletrizante e até mais perigoso que A Bússola de Ouro uma vez que o caminho de seus protagonistas, já bastante complicado fica cada vez mais difícil.

Ainda não é possível definir o bem e o mal, ou mesmo se são entidades separadas, mas percebemos que a batalha entre eles está próxima. As crianças, tratadas como adultos na visão do autor, não são seres completamente inocentes. Sempre evoluindo, os personagens infantis são capazes de atos incríveis (sejam esses atos bons ou ruins) e seu papel na história é decisivo.

Mantendo a ambiguidade e o mistério já característicos da trilogia A Faca Sutil é, praticamente, um livro intermediário. A história como um todo evolui pouco neste volume, cuja função, aparentemente, é apresentar alguns personagens e conceitos preparando o terreno para A Luneta Ambar, último volume da aventura de Pullman.

A Faca Sutil
Philip Pulman
Objetiva


Leia Também:
A Bússola de Ouro
A Luneta Âmbar

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem