O Dia Em Que a Terra Parou

Uma grande esfera espacial pousa no Central Park em Nova York. Assustado o governo dos Estado Unidos convoca os melhores cientistas do mundo para estudar o estranho globo. Dele sai o alienígena Klatu (Keanu Reeves), com a intenção de dar um ultimato a humanidade: ou mudamos nosso relacionamento em relação ao planeta o vamos ser eliminados dele.

Entretanto a política estadunidense de atirar primeiro e perguntar depois (isso se tiverem afim de ouvir os outro né!), põe tudo a perder. Somos considerados um raça primitiva e destrutiva, e devemos ser destruídos para o bem das demais espécimes da Terra.

Entre os cientistas, a especialista em bactérias alienígenas Dra. Helen Benson (Jennifer Conelly), cria uma frágil ligação de confiança com o extraterrestre. A partir daí cabe a ela e seu enteado (Jaden Smith, filho de Will Smith) convencer Klatu de que os humanos podem mudar, impedindo nosso extermínio.

Refilmagem do clássico de ficção cientifica homonimo, lançado em 1951, o longa de 2009 peca pela falta de equilíbrio. Aparentemente apoiado apenas nos nomes famosos do elenco e no grande número de efeitos especiais o filme demora a empolgar e quando empolga acaba!

O excesso de efeitos especiais deixam a história em segundo plano. E mesmo eles soam falsos em algumas situações. Como o gigantesco robô indestrutível, e a forma de extermínio, que ao invés de eliminar apenas os humanos, apaga tudo em seu caminho tornando necessário que o planeta seja replantado e repovoado (com animais apenas).

Faltam explicações sobre os alienígenas e sua tecnologia. A história é mostrada de forma corrida, e não deixa espaço para os atores desenvolverem seus personagens. Keanu interpreta no modo piloto automático, seu alienígena sem emoções. O potencial de Jennifer é pouco explorado e o pequeno Jaden vira apenas um garotinho irritante.

Melhor momento do filme, a explicação do Professor Barnhard (John Cleese) do porque a humanidade merece mais uma chance, dura muito pouco. Apesar de bem feita a cena podia ser melhor explorada.

O Dia Em Que a Terra Parou, parece ter sido feito as pressas, desperdiçando um bom argumento, um ótimo elenco e exagerando nos efeitos especiais. Na verdade o trailer parece ter sido mais elaborado que o filme em si, pois empolga muito mais. Uma pena!

O Dia Em Que a Terra Parou (The Day The Earth Stood Still)
EUA, 2008 - 103 min -Ficção científica

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem