Ela Disse Talvez

Apesar de serem sucesso entre os brasileiros atualmente, eu nunca assisti novela turca! Mas, pelo menos, acabei de ver um coméda romântica turca na Netflix. Ok, na verdade é alemã e turca, mas considerando que a maior parte da história se passa em Istambul, acredito que já conte. 

Em Ela Disse Talvez acompanhamos Mavi (Beritan Balci) uma arquiteta alemã de ascendêcia turca, que está em uma faze decisiv da vida. A carreir está deslanchando e o namorado, também bem sucedido, está prestes a pedi-la em casamento, quando a moça descobre que é herdeira de uma das famílias mais ricas do mundo. Tendo crescido apenas com a mãe como família, ela fica empolgada por finalmente ter uma família grande, mas talvez não esteja ciente do custo de entrar na vida de uma tradicional família abastada. 

Se você já assistiu algumas comédias romanticas na vida, já deve imaginar para onde essa história pretende seguir. A mocinha vai se deslumbrar com a nova vida, por em risco seu relacionamento amoroso com Can (Sinan Güleç), e ser decepcionada pela família. Mas especificamente pela avó Yadgar (Meral Perin), que acaba mostrando as razões que fizeram seus pais se afastar e manter sua existência em segredo. 

Caminho previsível sim, mas que não é nenhum problema quando bem executado. Pelo contrário, é essa presivibilidade e famíliaridade que costumamos procurar ao dar o play em um filme do gênero. O problema é que o filme fica apenas na superfice dessa execução, nunca se aprodundando temática ou emocionalmente. 

Os dilemas são tratados de forma raza, e os personagens parecem não sentir o impacto dos acontecimentos, apesar de reagir a eles. Talvez este último problema seja na verdade uma diferença cultural. Serão as obras turcas menos intensas nos sentimentos? As alemães geralmente são. E mesmo que não fossem, muitas culturas não acompanhariam a intensidade das emoções latinas.

Assim, o romance, pra nós, parece morno. Enquanto a comédia funciona pouco, uma vez que, muitas das situações cômicas vem de tradiçõe culturais que desconhecemos. Bom, eu desconheço, mas certamente, existem brasileiros experts em produções do país. E talvez, essa obra seja para essas pessoas, não pra mim e outros "não iniciados".

O elenco é pouco carismático. E aguns personagens como o vilão Güney (Kerem Can) irritantemente previsíveis. Beritan Balci até que tenta, mas sua mocinha sem atitude luta para consquistar nossa torcida, mesmo com o roteiro facilitando e criando um problema relacionado à arquitetura, apenas para mostrá-la interessada e proativa. Não funciona.

Os figurinos são interessantes, mas nada que salte a vista. Isso quem faz é a ambientação. Filmado nas belas paisagens turcas de Istambul e da Capadócia, o filme tem belas locações. Uma pena que explore menos que poderia, abusando de salões e quartos de hotel. Ainda sim, consegue nos fazer pensar em programar as próximas férias para o país. 

Ela Disse Talvez é mais uma obra encomendada para encher catálogo da plataforma. Com uma mocinha indecisa tal qual seu título sugere. Embora não tenhamos certeza para o que a moça teria dito o tal "talvez". Até distrai por um par de horas, mas sera rapidamente esquecido. 

Ela Disse Talvez (She Said Maybe)
2025 - Alemanha/Turquia - 107min
Comédia romântica

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem