As Eras da Disney

 Disney tá fazendo 100 anos, eu tô assistindo todos os seus clássicos, e estou ficando cada vez mais ciente das fases do estúdio. Altos e baixos, mudanças de posicionamento e estilos fizeram com que suas animações fossem classificadas por eras distintas. Neste post você vai conhecer as Eras da Disney, e os longa metragem que fazem parte de cada uma delas.

*Antes um adendo:  A Era Muda (1923–1927) e A Pré- Era de Ouro (1928–1936)

Os primeiros anos do estúdio onde eles lançavam apenas curtas-metragens sem diálogos, como os filmes de Alice's Wonderland, Alice Comedies e seu primeiro personagem Oswaldo, o Coelho Sortudo , ficaram conhecidos como A Era Muda. Então o som chegou e em 1928 Mickey Mouse fez sua estreia trazendo a primeira animação do estúdio com audio sincronizado, Steanboat Willie. Depois dele vieram os outro personagens de sua turma, a série Silly Symphonies e os primeiros curtas com cor, no período conhecido como A Pré- Era de Ouro. 

Entretanto, nenhuma dessas eras, traz longas-metragens, e os filmes mais longos são o foco dessa lista, então vamos direto para a...

A Era de Ouro (1937 - 1942)

Foi quando Disney lançou Branca de Neve e os Sete Anões primeiro longa metragem animado do estúdio e da história do cinema. Sucesso de público e crítica que moldou as obras seguintes, quando o estúdio apostou em contos de fadas, fantasia, inovações tecnológicas e música. Estrearam nesse período: (clique nos títulos para saber mais sobre os filmes!)
 
 

Período da Guerra (1943 - 1949)

Com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra mundial, os recursos e equipe ficaram escassos, e o estúdio foi recrutado para o esforço de guerra. Disney lançou curtas e filmes de treinamento com propagandas militares, enquanto os longas eram formados por sequencias isoladas e de tom mais leve. Alguns preocupados em promover a política da boa vizinhança com possíveis aliados da América Latina.

 

A Era de Prata (1950 - 1967)

A guerra acabou e o estúdio pode finalmente respirar, trazendo obras mais elaboradas, retornando à fábulas, contos de fadas e mensagens positivas. Foi nesse período que o primeiro parque de diversões foi inaugurado e Disney deixou de ser apenas um estúdio, para se tornar uma empresa de entretenimento.  


A Era das Trevas ou Era de Bronze (1970 - 1988)

A Morte de Walt Disney deixou o estúdio à deriva. As obras tinham grande orçamento, mas não conseguiam conquistar pública e crítica, e consequentemente foram minando as reservas da Disney. Foi a época em que fora criada a técnica de xerografia, onde fotocópias facilitavam e barateavam o trabalho dos animadores. 

 

 

O Renascimento da Disney (1989 - 1999)

Também conhecida como "a melhor era" segundo esta blogueira que vos escreve. Retornando para os contos de fada e fantasias, com uma linguagem atual e um roupagem Broadway para as músicas (leia-se grandes números musicais). É a era mais premiada do estúdio, geralmente nas categorias musicais, mas vale ressaltar a primeira animação indicada a melhor filme no Oscar, A Bela e a Fera.  


Era Pós-Renascentista (2000 - 2009)

Há também quem chame de Segunda Era das Trevas ou Era da Experimentação. Acredito que esta última seja a nomenclatura mais apropriada, já que a chegada da Pixar e as animações feitas por computador, obrigaram o estúdio a repensar seus parâmetros. Experimentando de tudo um pouco, errando e acertando na mesma medida, e consequentemente perdendo o apelo comercial que ganharam na década anterior. 

Fantasia 2000 (1999)
Dinossauro (2000)
A Nova Onda do Imperador (2000)
Atlantis: O Reino Perdido (2001)
Lilo & Stitch (2002)
Planeta do Tesouro (2002)
Irmão Urso (2003)
Nem Que a Vaca Tussa (2004)
O Galinho Chicken Little (2005)
A Família do Futuro (2007)
Bolt: Supercão (2008)
A Princesa e o Sapo (2009)

Segundo Renascimento (2010 - 2019)

O estúdio retorna com o que sempre acerta, princesas. O que já tinha feito no ano anterior com sua primeira princesa negra, mas dessa vez descobrindo sua identidade visual em 3D e abandonando a animação tradicional. Mas também apostando em propostas atuais e diversificadas. 

Enrolados (2010)
O Ursinho Pooh (2011)
Detona Ralph (2012)
Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)
Operação Big Hero (2014)
Zootopia (2016)
Moana: Um Mar de Aventuras (2016)
WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)
Frozen 2 (2019)

A Era do Streaming (2020 - atualmente)

A chegada do streaming do estúdio e da pandemia de Covid-19, no mesmo ano, se somaram a mudanças no comando da Disney. E com isso, estamos vivenciando uma nova era de produções, que lutam para entender o comportamento do público de cinema pós isolamento social, e acompanhar métricas e algorítmicos de internet. E que ainda não encontrou o rumo certo para seus filmes. 

Raya e o Último Dragão (2021)
Encanto (2021)
Mundo Estranho (2022)
Wish: O Poder dos Desejos (2023)
 
Agora que todas as eras e filmes estão devidamente identificados, hora de escolher seus favoritos. Diz aí nos comentários quais suas fases e longas favoritos do estúdio do camundongo. E corre lá no meu TikTok para descobrir mais sobre cada um dos filmes, além de curiosidades sobre a Disney!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem