Gen V - 1ª temporada

Expandir o universo, esse é o próximo passo óbvio de qualquer produto da cultura pop relativamente bem sucedido. Tarefa desafiadora que muitas vezes não dá certo, mesmo assim o mercado continua tentando. A mais recente obra a seguir por esse caminho foi The Boys, a série mais cínica, crítica e gore de super-heróis ganhou seu primeiro derivado. Gen V não apenas encara o desafio, como o executa com perfeição. 

Situado após os eventos da terceira temporada da série original, Gen V mostra um recorte bastante específico deste mundo onde super-heróis existem, a vida universitária das pessoas com habilidades. Acompanhamos a entrada de Marie Moreau (Jaz Sinclair), uma jovem órfã na prestigiada Universidade Godolkin, instituição especializada em formar heróis. 

O que começa como uma disputa de popularidade adolescente, em busca de entrar no ranking da escola e ter mais chances no futuro, logo muda de figura quando o "top 1" toma uma atitude extrema. Mudando toda a perspectiva que os alunos tem da universidade, conforme investigam os motivos de tal ação, e descobrem os segredos da instituição que, é claro, é comandada pela Vought. 

Nesse interim um grupo estranho de estudante se forma, unindo novatos e veteranos, com poderes cheios de metáforas e duplo sentido que os faz atender não apenas à narrativa, mas as críticas que ela se dispõe a fazer. A própria Marie precisa se cortar (se mutilar) para usar suas habilidades. Já Emma (Lizze Broadway), precisa vomitar para tal, falando diretamente sobre bulimia. O que fica mais evidente quando a moça expõe seus problemas de autoimagem ao usar o "outro lado" de seus talentos.  

Jordan Li (Derek Luh e London Thor), primeira personagem não binária do universo, está claramente confuse quanto sua identidade. Além de ter que lidar com as expectativas dos pais quanto a isso. Quem também precisa agradar seus responsáveis é Andre (Chance Perdomo). Segunda geração de super da família, se vô obrigado a seguir os passos de seu pai. Isso apenas para citar os principais e mais óbvios. 

Escolhidos com cautela, os novos poderes também servem à narrativa, conformem os jovens investigam, se relacionam e tentam solucionar problemas. Narrativa essa que apesar de centrada em seu núcleo se encaixa e relaciona muito bem com o universo de The Boys

À começar pelo fato desta ser a primeira geração ciente de que seus poderes vieram de um soro usado indiscriminadamente quando eram bebês, e não da providencia divina. Revelação feita na série original, que é o único grande spoiler para quem preferir começar pelo derivado. Agradar a Vought para tentar um dia se tornar um dos Sete, e descobrir os podres por trás da empresa, também estão no centro deste universo. 

Outra herança da série principal é a linguagem, que não se obriga a colocar filtros ou limitações. É sim uma série sobre adolescentes e jovens adultos, mas é para maiores. A violência, sexo, cinismo e o gore, entre outros exageros propositais, que dão personalidade à franquia se mantém aqui. Assim como a complexidade dos personagens. Ninguém é simplesmente bom ou mal, todos tem motivações, bagagens e escolhas complexas que os fazem pender para um dos lados em diferentes momentos. A diferença que aqui, se trata de jovens descobrindo que tipo de pessoas querem ser, o que automaticamente aumenta os riscos e a intensidade de suas escolhas. 

O elenco entrega o que os personagens pedem com eficiência. Os destaques ficam com Derek Luh e London Thor que dividem o mesmo papel com sintonia, e Lizze Broadway que oferece um crescimento simples e honesto para Emma. Enquanto Maddie Phillips cria uma ambiguidade e instabilidade para Cate que nos confunde acertadamente bem. Alguns veteranos de The Boys fazem pequenas participações, apenas para conectar as histórias aqui e ali.

Renovando temáticas, personagens e poderes, Gen V não apenas é uma expansão bem sucedida de The Boys, mas também um necessário refresco neste universo. Uma vez que após três temporadas o programa original, não consegue escapar de repetir alguns temas. Os heróis mais humanizados e críticos da cultura pop, venceram mais um desafio. Entregaram outra série excelente!

A primeira temporada de Gen V tem oito episódios com cerca de uma hora cada, todos já disponíveis no Prime Video. O segundo ano da série já foi confirmado pela plataforma de streaming. 

Leia mais sobre  The Boys!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem