Morando em Marte segundo o cinema

Encontraram água em estado líquido em Marte! (leia a notícia) Escondida no subsolo da calota polar sul, e provavelmente salgada a ponto de ser dificultar a existência de vida, mas . Difícil, mas não impossível.  Enquanto confirmações cientificas não acontecem, a esperança alimenta a criatividade, e continuamos a imaginar o que faríamos se pudéssemos visitar o planeta vermelho.

Fontes de inspiração para tal não faltam, em filmes, séries, literatura e até música. Para entrar no clima, confira agora uma lita de filmes para inspirar, ou desencorajar, sua "mudança" para Marte.

O Vingador do Futuro


Atenção, não confundir com o remake de 2012 estrelado por Colin Farrell. A dica aqui é para assistir ao longa original onde Arnold Schwarzenegger é o operário Douglas Quaid que sofre com pesadelos em Marte, na companhia de uma mulher desconhecida. Ignorando os conselhos de seu amigo e até sua esposa (Sharon Stone), ele resolve fazer algo em relação aos estranhos sonhos. E compra um pacote de memórias, que o farão acreditar que já fez turismo no planeta vermelho e quem sabe diminuir sua obsessão. É claro, algo da errado!

Uma colônia em Marte, mutações, vilão tentando dominar o mundo, discussões sobre o conceito de sonho e realidade. Tudo isso antes da onda do "politicamente correto" chegar, e com o estilo peculiar do diretor Paul Verhoeven. Tecnologicamente, é a visão de futuro de quem viva no final da década de 1980. E os efeitos práticos são a grande maioria, não são perfeitos como o CGI dos dias de hoje, mas tem uma textura e realismo que lhes oferecem o um charme que o computador não é capaz de emular. Ficção-cientifica das boas, que reflete seu tempo e ainda funciona muito bem nos dias de hoje.
(Total Recall - 1990)

Leia minha crítica de O Vingador do Futuro, no blog parceiro DVD, Sofá e Pipoca

Perdido em Marte


Uma tormenta interrompe uma missão da Nasa em Marte, um dos membros da equipe é dado como morto, enquanto o restante da tripulação é forçada a deixar o planeta às pressas. Horas mais tarde Mark Watney (Matt Damon), acorda sozinho, ferido, com provisões limitadas e sem meios de se comunicar com o resto da humanidade. Watney precisa descobrir uma forma de sobreviver em um planeta inóspito até a chegada da próxima missão. Enquanto o pessoal da terra, eventualmente vai descobrir a falha e tentar solucionar a situação.

E apesar da situação complicada do protagonista, o filme é curiosamente otimista. Watney nunca desiste, assim como seus colegas, e mesmo quando estes fazem escolhas das quais discordamos, estas são compreensíveis dentro da função de cada um deles. O vilão é Marte e sua vastidão inóspita. Dirigido por Ridley Scott, a produção acerta tanto nos temas quanto nos efeitos especiais.
(The Martian - 2015)

Leia a crítica de Perdido em Marte

O Espaço Entre Nós


É o representante voltado para o público juvenil desta lista. Uma astronauta embarca para uma missão à Marte sem saber que estava grávida. Gardner (Asa Butterfield) nasce no planeta vermelho e como não suportaria a viagem de volta é criado em segredo por lá. Quando chega a adolescência o primeiro cidadão genuinamente marciano deseja conhecer a Terra e, claro, encontrar com a garota com quem se corresponde via internet, a adolescente problema Tulsa (Britt Robertson). Mas sua biologia não conseguiria sobreviver em nosso planeta.

Parece, mas O Espaço Entre Nós não é baseado em uma obra literária. Mas a aventura tem todos as características do sub-gênero, que costuma apontar discussões interessantes, mas nas telas só tem tempo para desenvolver de verdade o romance adolescente. Não chega a ser ruim, mas o potencial não atingido por decepcionar. A surpresa fica por conta da presença de Gary Oldman e Carla Gurgino, nesta aventura despretensiosa.
(The Space Between Us - 2017)

Esta lista para por aqui. Mas não se engane, existem muitos, muitos filmes com Marte entre os cenários. Este texto, no entanto, é focado nos títulos que falam sobre morar em nosso vizinho vermelho. Quem sabe quando os cientistas encontrarem vida naquela água, eu não faça uma lista sobre os marcianos da ficção!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem