
É nesse contexto de curiosidade, dúvida e empolgação que Defensores chegou à plataforma de streaming este fim de semana. A trama principal desta série que une os quatro heróis urbanos da Marvel, foi construída ao longo das produções anteriores, e gira em torno do Tentáculo. Organização "do mal" apresentada na série do Demônio de Hell's Kitchen, que tem relação com a cidade mística onde Daniel Rand treinou, e cujas ações interferem nas investigações de Jessica e no cotidiano do amado bairro de Cage. E claro, ameaçam toda a cidade de Nova York.
Explicar estas relações e costurar as histórias de cada um dos seus protagonistas. Os dois primeiros episódios são exclusivamente dedicados à isso. Uma escolha no mínimo surpreendente para a produção, que para alguns pode parecer arrastada. O ritmo lento, porém, é acertado para encaixar tantos personagens na mesma história e evitar pontas soltas.
Depois das devidas introduções feitas, a trama segue sem grandes enrolações. Existe uma ameaça, que embora não completamente compreendida, é grandiosa ao ponto de que os heróis deixem suas agendas de lado. É claro, eles não decidem trabalhar juntos de cara, mas as circunstâncias, aos poucos os deixam sem opção e vê-los discutir e tentar fugir das responsabilidades é parte da diversão. Uma pena o roteiro não ter falas mais inteligentes, e situações melhor elaboradas para extrair o máximo desdas relações.
Também é nos esperados momentos de interação entre os personagens que descobrimos se a empreitada é bem sucedida. E sim, é ótimo vê-los juntos e a união traz alguns benefícios principalmente para Luke (Mike Colter) e Dany (Finn Jones). O ex-presidiário deixa um pouco de lado a parte ranzinza de ser o herói do Harlem, e se diverte um pouco com suas habilidades. Já o Punho de Ferro Imortal - sim, ele continua se apresentando com toda essa pompa - está menos dramático embora ainda continue sendo o mais infantil do grupo. A dinâmica da dupla funciona e deixa portas abertas para aventuras dos Heróis de Aluguel, parceira dos dois nos quadrinhos.



A decepção novamente fica por conta das lutas. As coreografias não tem grande impacto em cena, parecem "mais do mesmo". Para Jessica e Cage, que não tem treinamento de luta, não é um grande problema. Mas as habilidades marciais pasteurizadas são frustantes quando as vemos em lutadores que supostamente deveriam ser os melhores em suas áreas - sim, Sr. Punho de Ferro Imortal, estou falando de você!

A primeira temporada de Defensores tem oito episódios de uma hora cada e todos já estão disponíveis na Netflix. Leia mais sobre Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro.
Postar um comentário